Flávio Dino e ministro da Aviação debatem aeroportos regionais

Aeroportos de Imperatriz, Santa Inês, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas e Balsas foram discutidos.

Flávio Dino e ministro Moreira Franco, da Aviação Civil

O ministro Moreira Franco (PMDB), recebeu, nesta quarta-feira (11), o presidente da Embratur, Flávio Dino, na Secretaria da Aviação Civil. Na audiência, trataram sobre o planejamento da logística de transportes que será utilizada pelos turistas durante a Copa do Mundo.

Os dois debateram também o andamento do projeto de reforma dos aeroportos regionais brasileiros, como forma de estímulo ao turismo nacional e internacional. Dino aproveitou para acompanhar o andamento das obras nos aeroportos regionais do Maranhão.

O ministro Moreira Franco informou que os aeroportos que terão as obras iniciadas com maior rapidez serão os de Santa Inês e Bacabal, por terem recebido interesse das empresas aéreas e por necessitarem de obras menos complexas.

Os aeroportos de Balsas e Barra do Corda também estão na lista de interesse das empresas aéreas e, portanto, são prioridade para a SAC. No entanto, precisam de obras mais complexas.

No caso de Balsas, a localização do aeroporto, próximo a áreas residenciais, não permite sua ampliação, o que talvez exija que seja feito um novo aeroporto para expandir o número de voos na cidade, que conta com grande fluxo por conta do crescimento da produção agrícola e da localização geográfica.

Moreira também destacou que a obra para construção de um novo terminal de passageiros em Barreirinhas está em estágio avançado, e a pista já em fase de homologação na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Flávio Dino destacou que todos os empresários e trabalhadores do turismo dos Lençois Maranhenses estão ansiosos pela conclusão do equipamento, fundamental para que o turismo internacional possa se desenvolver na região, inclusive com vistas à Copa, já que Fortaleza receberá muitos jogos e torcedores.

“Em um país de dimensões continentais como o Brasil e também no Maranhão, com seus mais de 330 mil quilômetros quadrados, o transporte aéreo é um modal essencial para garantir o fluxo de turistas, tanto a lazer como a negócios”, avalia Dino.

O presidente da Embratur tem feito agendas para debater a ampliação da aviação regional no país e no Maranhão. Em maio, esteve com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Imperatriz, Sabino Siqueira da Silva, e também fez encontros com a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz e com empresários em Balsas.

Ao todo, o programa de modernização dos aeroportos regionais brasileiros, lançado pela presidenta Dilma Rousseff, prevê investimentos de R$ 7 bilhões ao longo dos próximos anos.