Uruguai pode sediar processo de paz do ELN da Colômbia

O início dos diálogos de paz entre o governo de Juan Manuel Santos e o Exército de Liberação Nacional (ELN) está próximo, conforme declarou o vice-presidente colombiano, Angelino Garzón, na segunda-feira (9). Segundo ele, o processo não deve ser na mesma cidade onde se celebram as negociações com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia- Exército do Povo (Farc-EP), ou seja, não serão em Havana. Desta forma, a porta está aberta para que Montevidéu, capital do Uruguai, seja a nova sede. 

Santos e Mujica não participam da Cúpula da Unasul - La Red 21

“Nos próximos dias, o governo pretende dialogar com a guerrilha do ELN em um lugar diferente de Havana, Cuba”, assinalou Garzón que disse ainda que Santos “se mantém firme no propósito de buscar a paz para o país, dialogando”.

Apesar de não ter sido confirmada, a especulação sobre a cidade uruguaia é alimentada pela participação ativa do presidente José Mujica, que viajou para a capital cubana para se reunir com o grupo guerrilheiro. O mandatário fez um pedido à comunidade internacional para poder acompanhar o processo de paz na Colômbia.

Leia também:

Governo da Colômbia quer iniciar logo o diálogo de paz com ELN
Uruguai quer colaborar com processo de paz na Colômbia

Mujica, que integrou o grupo Movimento de Liberação Nacional – Tupamaros (MLN-T), deixou clara a vontade de que Montevideo fosse uma sede alternativa para Havana.

O ELN liberou o geólogo canadense Gernot Wobert, que esteve sequestrado por mais de sete meses, e ratificou sua intenção de iniciar um diálogo de paz sem condicionamentos com o governo colombiano. A soltura de Wobert era um requisito fixado por Santos para pensar em um processo de paz similar ao que está acontecendo com as Farc.

Da redação do Vermelho,
Com informações da IPParaguay