Patrimônios de São Luís, artigo de Flávio Dino

 

Flávio Dino
Flávio Dino

Aprender a poesia da nossa cidade, conforme recomendam os versos de Bandeira Tribuzi no “Hino de Louvor a São Luís”, é um dos maiores prazeres para aqueles que conhecem a capital de todos os maranhenses. Caminhar por São Luís, provar seus sabores, contemplar as cores da cidade refletidas pela luz do sol e olhar o rosto de cada ludovicense nos faz compreender e amar esta cidade.

No dia em que comemoramos o aniversario de 401 anos, é também o dia de louvarmos a nossa cidade, que por saber-se conservar bela e poética recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

Todos que aqui nasceram, moraram ou apenas conheceram a nossa cidade por uma breve passagem não deixaram de sentir a aura que São Luís conservou ao longo dos séculos. Basta caminhar e parar para conversar com algum de nossos conterrâneos para sentir neles a beleza de trazer consigo a história da cidade.

Em nossa literatura encontramos exemplos dessas experiências marcantes, como em “Os Tambores de São Luís”, de Josué Montello, obra tecida com os fios das caminhadas que tantos visitantes e moradores fazem, e que os conduzem a essa sensação de fazer parte de uma história que pulsa todos os dias.

As Serenatas Históricas, inauguradas esta semana pela Secretaria Municipal de Turismo, são uma bela iniciativa para que muito mais pessoas caminhem com o coração pulsando no ritmo da historia. Esse belo passeio pela cidade abriu os caminhos para as comemorações do 401º aniversário de São Luís.

Nessa caminhada de um povo que constrói a sua historia, outras iniciativas marcaram a semana. Entre elas, merece destaque o lançamento do Programa “Avança São Luís”, da prefeitura municipal, para sistematizar ações que contribuirão para o crescimento da nossa cidade, melhorando a vida da nossa gente.

O anúncio feito pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior implicará investimentos, para serem executados em 2013 e 2014, de mais de R$ 500 milhões, alcançando áreas de fundamental importância para o desenvolvimento de São Luís.

Entre os investimentos anunciados, creio que apostar na Educação é uma das mais importantes iniciativas. As melhorias físicas em toda a rede e a construção de 10 escolas e 25 creches demonstram a prioridade dada à formação de nossos cidadãos, gerando oportunidades para quem mais precisa.

Em outro campo de atuação do poder público, os investimentos em infraestrutura com o Plano de Melhoria do Tráfego, a priorização de projetos de moradia e a implantação do PAC Cidades Históricas, em parceria com o Governo Federal, irão tornar nossa cidade mais bela, prestigiando o legado de nossa história.

Iniciativas como essas são grandes presentes para todos nós e apontam novos caminhos de esperança, que farão florir “claros sóis da liberdade”, como cantam, eternamente, Bandeira Tribuzi e os ludovicenses.

Presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), foi deputado federal e juiz federal.