Frente Parlamentar quer mais verbas para Cultura em 2014 

Os desafios a ser enfrentados pela Frente Parlamentar de Cultura no próximo período são aumentar o orçamento para a Cultura e garantir que esse orçamento seja executado. Na última reunião do seu conselho consultivo, a deputada Luciana Santos (PCdoB-PE), presidente da Frente, destacou a importância de garantir um maior orçamento para a Cultura. E defendeu a proposta que prevê destinação de 2% do orçamento para a Cultura.

Ela defendeu ainda que seja aprovado requerimento para que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) tramite em regime de urgência. Na reunião, ficou decidido que as próximas ações para alcançar o objetivo do colegiado serão reuniões com a ministra da Cultura, Marta Suplicy, e das Relações Institucionais, ministra Ideli Salvatti, para debater o assunto e buscar apoio do governo para a proposta.

A Frente também realizará um ato na Conferência Nacional de Cultura, que será realizada em Brasília, de 26 a 29 de novembro próximo. No evento, que tem como tema central "Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura", os parlamentares vão defender mais recursos para que o Sistema nacional de Cultura possa ser implementado.

Na reunião, o representante do Ministério da Cultura, Bernardo Machado, ressaltou a importância do orçamento para implementação dos programas aprovados. “O maior desafio do Sistema Nacional de Cultura é o seu financiamento”, frisou.

Também foram discutidos temas como a gestão da Cultura em estados e municípios; as pautas discutidas no Parlamento e as ações desenvolvidas pelo Ministério, assim como a valorização dos Pontos de Cultura.

Os conselheiros também evidenciaram a necessidade de aumentar os produtos culturais beneficiados nos editais do Ministério da Cultura, reconhecendo, por exemplo, os jogos digitais nessa cadeia produtiva.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Luciana Santos