Família de Víctor Jara quer que assassino seja julgado nos EUA

A família do cantor e ativista político chileno Víctor Jara diz ter descoberto o mistério envolvendo a morte que aconteceu há 40 anos, durante o golpe militar de 1973, quando Augusto Pinochet derrubou o então presidente Salvador Allende. Até o momento, não foram identificados os autores do assassinato do cantor, um dos crimes mais emblemáticos da ditadura instaurada no país.

O cantor Victor Jara foi assassinado em 1973 após o golpe de Estado no Chile

Na quarta-feira (4), foi apresentada uma ação civil contra o ex-tenente do exército chileno Pedro Barrientos Núñez alegando que ele ordenou aos soldados que torturasse Jara e que ele mesmo tenha atirado contra a cabeça do cantor, enquanto jogava "roleta russa" em um vestiário do Estádio Chile.

Leia também:
Chile, 40 anos: os fascistas deixam Neruda morrer
Chile, 40 anos: Victor Jara, presente!

"A ação foi ajuizada na Flórida, contra Pedro Pablo Barriento Nunez ex-oficial do exército chileno que atualmente reside em Deltona, Flórida", como informa um comunicado da ONG Centro de Justiça e Responsabilidade(CJA) e dos advogados Chadbourne & Parke, representantes da família nos Estados Unidos.

A ação diz que outro oficial reconheceu o cantor ao ser levado ao vestiário, mas não identifica os nomes das testemunhas. A viúva do cantor, Joana Jara, e suas filhas, pediram indenizações não especificadas por danos e prejuízos.

A representante legal da família disse que Barrientos foi notificado pessoalmente na noite anterior quando saia de sua casa na Flórida, onde vive como cidadão norte-americano.

A acusação deve se dar com base nas leis estadunidenses de violações aos direitos humanos cometidas em outros países. A família tentará provar a sua teoria em um tribunal federal de Jacksonville, Flórida.

A denúncia inclui acusações "para os crimes de tortura, assassinatos extrajudiciais e crimes contra a humanidade", e corre paralelo ao pedido de extradição de Barrientos realizada pela Justiça do Chile aos Estados Unidos em janeiro passado.

"Esta ação serviria para o processo de extradição está em curso", disse à AFP Nelson Caucoto, advogado da família de Jara.

Ator, diretor de teatro e cantor Victor Jara alcançou a fama com canções como "Te recuerdo Amanda", "El cigarrillo" ou " El derecho de vivir en paz", melodias de amor e de protesto social que fizeram dele um ícone da música popular latino-americana.

Membro do Partido Comunista e ardente defensor do projeto da Unidade Popular, encabeçado por Allende, foi preso um dia depois do golpe e torturado junto com outros 5 mil prisioneiros no Estádio Chile, no centro de Santiago, usado na época como centro de tortura e que hoje leva o nome do cantor.

Com informações da Associated Press e da AFP