Chile: 214 estudantes são presos durante manifestação

Pelo menos 214 jovens foram presos durante os protestos realizados no Chile nesta quinta-feira (05) para exigir mudanças no modelo educacional do país que tem bases na época da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990). A manifestação foi convocada pelos principais grupos de estudantes universitários e do ensino médio e do Colégio de Professores. Vídeo publicado no canal YouTube mostra a repressão policial aos estudantes.

Estudantes protestam no Chile contra "legado de Pinochet"/ Foto: EFE

Cerca de 80 mil estudantes, segundo a polícia, participaram da Marcha Nacional pela Educação em Santiago do Chile pedindo o fim do sistema de educação neoliberal e uma educação pública, gratuita e universal.

Leia também:
Estudantes protestam no Chile contra "legado de Pinochet"
Apesar de aliança entre ditaduras, Pinochet espionou Brasil
 

Gritando “Vai cair a educação de Pinochet” e segurando cartazes com frases como “nos 40 anos do golpe, o golpe quem dá somos nós”, os manifestantes saíram da Praça Itália e caminharam pelas ruas da cidade. Perto da estação Mapocho ocorreram confrontos com a polícia.

Durante os confrontos, alguns estudantes seguravam livros de Allende e os exibiam para os policiais. Outras cidades do Chile, como Valparaíso e Concepción, também tiveram manifestações.

Pelo menos 214 pessoas foram presas e 34 policiais ficaram feridos durante os incidentes ocorridos no final do protesto.

Veja as cenas da repressão policial desta quinta-feira (5):

Com agências