Inácio pede urgência na votação do Plano Nacional de Educação 

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) pediu, nesta quarta-feira (4), a votação do requerimento que se encontra na Mesa do Senado pedindo urgência na tramitação do Plano Nacional de Educação (PNE). O senador acredita que o assunto já foi amplamente discutido pelos parlamentares e não que nada impede sua votação no Plenário do Senado.

“Para nós será uma vergonha chegar ao final do ano de 2013, três anos depois de ele ter chegado ao Congresso Nacional, e dizermos: 'Não votamos o Plano Nacional da Educação', que é o Plano 2011/2020. É para 2020, mas nós estamos em 2013 e ainda não concluímos a sua votação”, protestou.

O senador defendeu o investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação, conforme previsto no plano alertando que se as fontes atuais de financiamento da educação forem mantidas, mesmo com os royalties e com o Fundo Social do Pré-Sal, o país ainda demorará cerca de 50 anos para alcançar os países em desenvolvimento, em termos de qualidade da educação.

“Fez-se um esforço concentrado com a pauta das ruas. E o Plano Nacional de Educação? Por que não o conseguimos votar? Qual é a dificuldade?” indaga o senador. “Eu gostaria de ver lido e votado esse requerimento, pois eu o considero fundamental, importantíssimo para dar a celeridade que precisa ser dada ao Plano Nacional de Educação.”, afirmou.

Inácio Arruda explicou que dobrar os gastos com educação significa investimento na qualidade e na eficiência da formação do povo e lamentou que os empreendimentos que o Brasil precisa realizar para desenvolver a sua infraestrutura, por conta da baixa qualidade da educação, estão exigindo que se tragam profissionais de outros países.

Da Redação em Brasília
Com Agência Senado