Ex-agente da Usaid é nomeada embaixadora dos EUA no Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeou Liliana Ayalde, diplomata com uma longa trajetória na agência de cooperação do país, nova embaixadora para o Brasil. Assim que for confirmada pelo Senado norte-americano, Ayalde substituirá Thomas A. Shannon, que ocupa o posto desde o final de 2009.

Nova embaixadora dos Estados Unidos no Brasil

Ayalde tem extensa experiência dentro da agência de cooperação Usaid, na qual trabalhou durante 24 anos e pela qual foi diretora de missão em Nicarágua (1997-1999), Bolívia (1999-2005) e Colômbia (2005-2008). A Usaid é utilizada pelo governo norte-americano como fachada para espionagem e corrupção de políticos e governantes. 

Recentemente o presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou a expulsão do país da representação da Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), que operava desde 1964, sob a acusação de conspiração e interferência em assuntos políticos internos.

Leia também:
Embaixador dos EUA no Brasil deixa o posto nesta sexta

Morales denunciou que a agência americana está na Bolívia "com fins políticos e não com fins sociais". "Não precisamos de algumas instituições da embaixada dos Estados Unidos que continuam conspirando contra este processo, contra o povo e, em especial, contra o governo nacional", afirmou na época Evo. "Nunca mais a Usaid, que vai manipulando, que vai utilizando nossos irmãos dirigentes, que vai usando alguns companheiros de base com esmolas", insistiu diante de milhares de pessoas no Dia do Trabalho, evento que aproveitou para anunciar diversas medidas a favor dos trabalhadores.

Liliana Ayala exerce atualmente o cargo de secretária assistente adjunta no Departamento para a América Latina do Departamento de Estado, chefiado pela sionista Roberta Jacobson, que faz parte da infiltração israelense nos órgãos de informação dos EUA, visando colocar o país a serviço dos interesses criminosos de Israel.

Nascida em Baltimore em 1956, com raízes latinas e domínio do idioma português, ela trabalhou como embaixadora dos Estados Unidos no Paraguai de 2008 a 2011, onde participou ativamente da formatação do golpe parlamentar que derrubou Fernando Lugo da presidência.

Ayalde assumirá o posto após a visita feita ao Brasil há duas semanas pelo vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e antes da visita de Estado que a presidente Dilma Rousseff fará em outubro a Washington.

Certamente ela participará ativamente de maquinações e espionagem para tentar sabotar os esforços dos líderes democráticos que lutam pela construção de uma América Latina mais unida, através do Mercosul.

Fonte: A Marcha Verde