Maduro sobre apagão: "foi um golpe elétrico contra a Venezuela"

O governo da Venezuela informou que está trabalhando para restabelecer o serviço elétrico no país, após um apagão ocorrido nesta terça-feira (3) por volta do meio-dia no horário local. A imprensa do país classifica a queda de energia, que atingiu Caracas e 12 estados, como o maior desde um incidente ocorrido em 2008.

Maduro sobre apagão: "foi um golpe elétrico contra a Venezuela" - AFP

De acordo com o governo, parte das regiões que ficaram sem energia elétrica teve o serviço restabelecido, mas muitas áreas do país ainda não. A falha ocorreu na Linha 765 do sistema, que transmite 60% da eletricidade consumida no país.

O presidente Nicolás Maduro acusa a oposição de ter “sabotado” o sistema de energia elétrica venezuelano. “Tudo indica que a extrema direita retomou seu plano de um golpe elétrico contra o país”, postou Maduro em sua conta no Twitter

O acidente afetou o Centro-Leste do país. Nas redes sociais, usuários reportaram a situação enfrentada pela falta de energia. Em Caracas, a pane no sistema durou pouco mais de uma hora e foi restabelecida aos poucos. Apesar disso, ainda há algumas regiões da capital sem energia elétrica.

"É lamentável que a direita esteja calculando todos os dias como sabotar nossa economia, por meio do sistema elétrico. Já fizemos denúncias sobre as falhas em refinarias e estão sendo tomadas medidas especiais", disse o presidente.

Ao iniciar seu mandato, em abril, Maduro colocou homens do Exército venezuelano para “guardar” as estações de energia elétrica e impedir sabotagens e fraudes.O apagão foi comparado a uma falha ocorrida em abril de 2008, resultado de um incêndio na linha de transmissão da Hidrelétrica de Guri, no Sudoeste do país.

Da redação do Vermelho,
Com informações da Agência Brasil e AVN