Abraço – Flávio Dino fala sobre democratização da comunicação

Flávio Dino participou, no último sábado (31), do 5º Congresso Estadual de Rádios Comunitárias que fazem parte da rede Abraço. O fortalecimento da comunicação como política pública para democratizar o acesso e a difusão da informação foi o ponto central da participação de Flávio Dino durante o evento.

Flávio Dino na Abraço
A atuação das rádios comunitárias para a ampliação da democracia foi destaque durante a discussão, como forma de por fim ao monopólio dos meios de comunicação que ainda acontece no Maranhão.

A necessidade de um sistema democrático de informação, que fortaleça as diversas vozes da sociedade, foi o tema central levado por Flávio Dino durante a participação no Congresso. “As rádios comunitárias são porta-voz daquilo que é ocultado pela política dominante, por isso é necessário reverter esse modelo que hoje concentra renda e poder. Uma comunicação democrática fortalece a sociedade, pois as vozes dos excluídos, dos invisíveis, dos esquecidos podem e devem ser ouvidas,” destacou.

A pontuação feita por Flávio Dino foi amplamente apoiada por dezenas de radialistas de todas as regiões do estado que participavam de debate sobre a ampliação do acesso à informação. Dino defendeu a comunicação como política pública fundamental para o fortalecimento da democracia no Maranhão.

“Quando eu venho ao Congresso da Abraço é porque compreendo a necessidade da democracia no ar para que haja democracia na sociedade. A existência de uma política pública de comunicação é parte desse contexto,” afirmou.

Liberdade de expressão

Defendendo o direito de todos os cidadãos à liberdade de expressão, Flávio Dino disse aos radialistas presentes que o passo fundamental para o fortalecimento da democratização da comunicação é a existência de políticas públicas voltadas a dar oportunidade para que todas as vozes sejam ouvidas.

Flávio Dino lembrou de sua atuação como deputado na Câmara Federal pela criação e fortalecimento da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação). Além disto, Flávio Dino deu apoio à formalização e criação de diversas rádios comunitárias no Maranhão.

“Quero dar a vocês uma garantia fundamental. Não sou dono de empresa de jornal, de rádio, de televisão e nem quero ser, porque compreendo que cada um tem que cumprir seu papel na sociedade,” finalizou.