Orçamento Participativo de Caruaru realiza 1ª plenária

Na última quarta-feira (29), a Prefeitura de Caruaru realizou a primeira plenária deliberativa do Orçamento Participativo na zona urbana.

A reunião contemplou a região 01: Petrópolis, Santa Rosa, Vassoural, Jardim Liberdade, Alto da Banana, Indianópolis, Inocoop, José Liberato, Agamenon Magalhães e Pinheirópolis e reuniu mais de 500 cidadãos e cidadãs demonstrando vontade de participar.

Na abertura do evento, Queiroz falou sobre sua experiência com a participação da população nas decisões orçamentárias, quando tudo ainda era feito de maneira muito informal no bairro Santa Rosa, onde reunia a população para discutir as necessidades locais.

Após o ato de abertura, os participantes realizaram o credenciamento e inscreveram-se em um dos eixos temáticos: Social, Gênero e Direitos Humanos; Educação; Saúde; Desenvolvimento Econômico e Rural, Infraestrutura e Meio Ambiente; Cultura e Turismo; e Juventude, Esporte e Lazer.

Para o jovem estudante Jacis, que escolheu o eixo Social para fazer suas propostas, a iniciativa da prefeitura com a implantação do OP, é uma forma de dar voz e vez também a população jovem. “Precisamos estar antenados a tudo que acontece no nosso bairro e o OP proporciona essa interação. A escolha dos eixos, sobre diversos temas, foi muito importante", disse.

Durante os debates, a população participou ativamente da eleição das propostas do PPA – Plano Plurianual do município, válido de 2014 a 2017 e também indicou as prioridades para a LOA – Lei Orçamentária Anual de 2014. Foram escolhidas através do voto, duas propostas de cada. Em seguida, houve a eleição tanto para propostas quanto para os delegados do ROP1.

As propostas escolhidas foram:

– Ordenamento numérico das residências do bairro José Liberato com as placas alusivas das ruas.

– Construir uma escola no bairro José Liberato.

– Construção de um complexo esportivo no atual prédio do Comércio futebol clube.

– Criar e promover roteiros turísticos de esportes radicais na zona rural e urbana.

– Revitalização da Feira da Sulanca.

E os delegados eleitos:

1- José Ewerson dos Santos
2- Pierson Tavares
3- Jaciara Rosângela
4- José Jerônimo
5- Wallison Fagundes
6 – Adriano Pedro
7 – Cláudia Renata de Arruda
8- Maria Jaciara
9 – Jamerson Luiz
10 – Everton Pereira
11- Rodrigo Allyson
12- Ivaldo Pedro
13- Maria Rita da Silva
14- Everaldo Florêncio
15- Elton Marques
16 – Valdeme da Silva
17- Antenor Severino
18- Marizete do Nascimento
19- Nelson Manuel
20- Werkley Augusto
21- Daniel Manoel
22-Eduardo Cadet
23- José Elio
24-Maria Erivânia
25-Maria do Carmo
26- Francisco de Assis Silva
27- Josevaldo Pereira
28- José Alfredo da Silva

Na ultima sexta-feira, 30, mais um plenária deliberativa foi realizada. Desta vez, abrangendo a região 02, formada pelos bairros: Nova Caruaru, Vila Andorinha, Severino Afonso, Luiz Gonzaga, Maurício de Nassau, Fernando Lyra, Universitário e Parque da Cidade, o encontro aconteceu no PETI, bairro Fernando Lyra.

Fonte: Assessoria de Comunicação/ Caruaru