Juventude faz ato em repúdio a homenagem à Rota em SP

Nesta terça-feira (3), a Câmara Municipal de SP deverá votar mais uma vez o projeto de lei "Salva de Prata" do vereador Paulo Telhada que pretende homenagear a Ronda Ostensiva Tobias Aguiar (Rota), da Polícia Militar de São Paulo, por, segundo ele, seus "benefícios" prestados na Ditadura Militar. Para impedir que isso se concretize, movimentos de juventude farão blitze nos gabinetes, às 13h, e logo depois ato na Câmara.


Imagem: Latuff-divulgação

A votação deverá ocorrer por volta das 15h30 de terça. Confirme sua presença no evento criado no Facebook. Abaixo, nota de repúdio assinada pelas juventudes como União da Juventude Socialista (UJS), Pastoral da Juventude. Também faz parte da organização o Comitê Paulista pela Memória, Verdade e Justiça.

Nota de Repúdio ao Projeto de Lei “Salva de Prata”

A juventude paulista repudia o projeto de lei PDL 02 – 06/2013 que dá homenagem à Ronda Ostensiva Tobias Aguiar, a ROTA, da Polícia Militar de São Paulo, com “Salva de Prata”. A homenagem foi proposta pelo Vereador Paulo Telhada (PSDB), que é ex-coronel da ROTA.
O texto de proposta da homenagem apresentado fala sobre todos os “benefícios”, segundo o Vereador Paulo Telhada, que a ROTA teria trazido para a população do Estado de São Paulo na época da ditadura militar.

No momento onde a população brasileira está indo para as ruas pedindo mais direitos, e sendo uma das bandeiras levantadas, a do fim da violência policial nas periferias das grandes cidades, a Câmara Municipal de São Paulo pode vir na contra-mão disso aprovando essa homenagem.

Com essa aprovação, a Câmara dos Vereadores da Cidade de São Paulo estará homenageando um aparato da Ditadura Militar que foi usado para a perseguição de pessoas que eram contrarias ao regime ditatorial instaurado no Brasil. É escandaloso que um símbolo do desrespeito aos direitos humanos, da ação brutal e ineficiente da polícia seja objeto de honrarias, ao custo do bolso da população.

Mas não apenas isso – como se já não fosse o bastante -, a ROTA é hoje a tropa da Polícia Militar de São Paulo que age com mais truculência e violência com uma grande parcela da população de São Paulo, as principais vítimas da violência policial são os jovens negros e moradores das periferias, como aponta o Mapa da Violência (2011/2012), sendo que a maioria dessas pessoas não têm qualquer envolvimento com ações ilegais, fato denunciado inclusive pelo premiado jornalista Caco Barcelos no seu livro “Rota 66”:

“O resultado do confronto do nosso Banco de Dados com os arquivos da Justiça Civil revela que 65 por cento das vítimas da PM que conseguimos identificar eram inocentes.”

Por esses motivos, a juventude paulista deixa muito claro o seu repúdio a uma homenagem à tropa da Polícia Militar de São Paulo que já matou e continua matando e reprimindo a população.

Se faz então necessário que todos os vereadores que lutam verdadeiramente pelos direitos da população votem contra essa homenagem, ouvindo assim através dessa nota o clamor de milhares de pessoas pelas ruas.

Por isso, vereadores e vereadoras, estamos e estaremos atentos ao posicionamento de vossas excelências em relação ao PDL 02 – 06/2013

Grupo Tortura Nunca Mais
Comitê Contra o Genocidio da Juventude Preta, Pobre e Periférica
Ggrupo Margens Clínicas GT Juventude da Rede Nossa São Paulo
CEMJ
Radio Juventude
Pastoral da Juventude
Comunidade Cidadã
UEE-SP
UJS
UNE
Upes
Ubes
Conselho Municipal de juventude

 

Da redação do Vermelho