Adelmo Soares discute Estatuto da Juventude em encontro da SNJ

 

Adelmo Soares em encontro da SNJ
Entre 28 e 30 de setembro, foi realizado o Encontro Nacional de Gestores Estaduais e Municipais de Políticas Públicas para a Juventude. A capital federal reuniu mais de 200 gestores, que trocaram experiências e buscaram mais informações sobre as ações e programas oferecidos pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), que tem o papel de coordenar as políticas de juventude, no âmbito do governo federal.

Vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, a SNJ organizou o encontro buscando também um maior entrosamento entre os entes federados, o que contribui para fortalecer a agenda em nível nacional.

Um dos momentos relevantes do encontro foi a discussão sobre o Estatuto da Juventude, que está em fase de regulamentação, e a criação de um Sistema Nacional de Juventude, prevista no documento. Os gestores aproveitaram para tirar dúvidas sobre o Programa Estação Juventude, que está com edital aberto até 13 de setembro para adesão dos municípios.

O Fórum foi encerrado, nesta sexta-feira com atividades autogestionadas com a criação d Comissão de gestores municipais que compõem o FÓRUM NACIONAL DE GESTORES MUNICIPAIS de PPJ´s depois de amplas discussões foram escolhidos 3 membros de cada região sendo que esses deveriam ser Eleitos entre os pares regionais presentes,no caso do Nordeste com o maior numero de representantes foram eleitos Erika do Crato- Ce, Rudival Maturano da Bahia e Adelmo Soares (PC do B) de Caxias – Ma.

Que durante sua fala criticou o Governo do Estado do Maranhão pela total inexistência com relação a PPJ´s no Estado,lamentou que os jovens do Estado do Maranhão são obrigados a seguirem para outras regiões em busca de oportunidades e terminam sendo vitimas de trabalho escravo ou de morrerem como no caso do prédio que desabou em São Paulo onde morreram 8 Maranhenses,lamentou que o Estado não tenha um secretario da Juventude,ou se tem, este não aparece,lamentou mais ainda que no processo de seleção dos membros para comporem o FÓRUM NACIONAL DE GESTORES MUNICIPAIS os representantes do governo do Ma terem optado por votar em outros representantes e não no único do Maranhão que estava na disputa,mesmo assim saindo-se vitorioso com apoio de Estados como Piaui,Ceará e Paraíba.

E das cidades do Maranhão que entendem que quando se trata de ajudar o tão sofrido estado do Maranhão as questões partidárias estão Acima de interesses pessoais,recebendo votos de representantes de Cantanhede,Codó,Santa Inês,Parnarama,São Luis,Timon,Itapecuru Mirim,Bacabal,Viana e Matinha.

Após eleição, o gestores municipais,foram convidados por Adelmo Soares a fazerem visitas a Ricardo Capelli Secretario Nacional de Esporte lazer e Inclusão Social e ao Presidente da Embratur Flávio Dino,que na oportunidade ouviu dos gestores as demandas relacionadas a juventude do estado do Maranhão. E a perspectiva de criação dos comitês Intersetoriais para uma melhor participação das PPJ´s e a proposta para colaborar na elaboração do Plano de Governo nas ações de atuação nas PPJ´s