PCdoB de Vitória da Conquista faz conferência e amplia prestígio

O Comitê Municipal em Vitória da Conquista realizou na noite desta sexta-feira (30) o ato de abertura da Conferência Municipal do PCdoB, lotando o auditório do Sindicato dos Bancários de militantes e apoiadores do partido, com a apresentação da síntese das teses do 13º Congresso do PCdoB.

José Reinaldo fala durante Conferência em Vitória da Conquista

Com uma mesa repleta de autoridades municipais e dirigentes dos partidos aliados, o deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB) e o jornalista José Reinaldo de Carvalho, secretário de Comunicação Nacional do PCdoB e Editor do Portal Vermelho, trataram das conquistas dos dez anos do governo Lula e Dilma e o cenário internacional.

O jornalista José Reinaldo iniciou sua fala afirmando que o Brasil vive-se um novo ciclo político e que o dever do partido é consolidá-lo para que dê resultado. Identificou como características dos governos Lula e Dilma uma postura de governos com vocação social, democrático, multilateral na política externa e ainda, de forma doutrinária, desenvolvimentista. Disse ainda que a principal característica, como elemento constitutivo dos governos, é garantir a possibilidade do povo lutar.

“Juntas, as quatro características identificadas pela tese, já justificam o apoio para reeleição deste Governo pela população”, afirmou, destacando a reforma política e a reforma dos meios de comunicação como pontos chaves para implementar mudanças. Para o comunista, é preciso pressionar, de forma democrática, para acabar com as lacunas sociais existentes.

Durante a palestra enumerou as reformas democráticas estruturais importantes para sanar a herança do Governo Lula, como as reformas política, tributária, de comunicação, agrária, e do sistema de serviços sociais, além de uma mudança na política macro econômica, ainda conservada do governo neoliberal.

O deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB) destacou que o partido tem sua essência na transformação, que militantes que trabalham pelo povo. Disse ainda que, na Bahia, o PCdoB tem se organizando politicamente a militância, estando presente nos 400, dos 417 município baianos. E que este partido, cada vez mais influente, tem o dever de defender as conquistas do governos de Lula e Dilma, mais lutando pelas reformas estruturais da sociedade brasileira.

O presidente Marcos Andrade, ao encerrar a Conferência, fez um breve relato dos seus sete anos na presidência, agradecendo a todos pelo empenho, que levou o PCdoB a ser o segundo maior partido de Vitória da Conquista, com mais de 22 mil votos, com forte presença institucional e social. Marcos ainda informou que a partir da conferência, vai presidir o partido o vereador Andreson Ribeiro, em função da sua condição de diretor da SECOPA, em Salvador.

Estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, vereador Fernando Vasconcelos, o secretário municipal de governo Edwaldo Alves, que representou o prefeito municipal, Guilherme Menezes; o secretário de organização do PSB, Dernival Araujo, os vereadores Florisvaldo Bittencourt (PT), Hermínio Oliveira (PDT), Álvaro Pithon (DEM), a bancada do PCdoB na Câmara composta por Nelson Vivi, Andreson Ribeiro (PCdoB), Joaquim Libarino (PCdoB), além de diversos representantes do movimento sindical, juvenil e de mulheres.

De Vitória da Conquista,
Camila Aguiar e Élvio Magalhães