Juazeiro (BA) recebe cinco médicos do Programa Mais Médicos  

A partir de setembro, Juazeiro receberá cinco médicos dentro do Programa Mais Médicos do Ministério da Saúde. Os profissionais atuarão nas Equipes de Saúde da Família (ESF) das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Quidé, Alto do Cruzeiro, Dom José Rodrigues, Alagadiço e Tabuleiro.

O Mais Médicos será desenvolvido com a parceria do Governo Federal, que repassará uma bolsa no valor de R$ 10 mil para cada profissional, com o apoio do município, que assumirá as despesas com hospedagem e alimentação dos médicos.

Com a adesão ao Programa, a comunidade terá garantida a assistência médica, ainda carente em algumas regiões, é o que explica o coordenador do Mais Médicos em Juazeiro, Pedro Diniz. “O município manifestou interesse no Programa na tentativa de continuar viabilizando atendimentos médicos em regiões da cidade que há mais de seis meses não contam com o serviço e que mesmo com o concurso público não conseguiu preenchimento das vagas. Os esforços continuarão sendo abraçados pela gestão no intuito de qualificar os serviços de saúde na cidade”.

Quadro profissional

Em concurso realizado pela Secretaria da Saúde no ano passado, foram ofertadas 126 vagas em várias categorias médicas, sendo 109 aprovados e 154 convocados. Destes, 45 médicos foram chamados dentro do cadastro de reserva.

De 2008 até o momento, a cobertura daa Saúde da Família no Município subiu de 81% para 93%, com o funcionamento de 44 Unidades Básicas de Saúde, e a atuação de 58 Equipes de Saúde da Família (ESF) e uma equipe do Programa do Agente Comunitário de Saúde (PACS). Das 58 ESFs existentes, 52 equipes possuem médicos.

De acordo com o portal da Saúde do governo federal, o Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que prevê investimento em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez ou não existem profissionais.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro