Deputado quer novos nomes Gov. Edson Lobão e Presidente Sarney

 

Deputado Bira do Pindaré
O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF-MA) conseguiu junto à justiça federal uma liminar que garantirá a suspensão dos repasses da cidade de Governador Edson Lobão, caso a cidade não troque de nome em 90 dias. O fato motivou o deputado estadual Bira do Pindaré (PT) a ocupar a tribuna na manhã desta quarta (28) indicando a iniciativa de apresentar um projeto de lei que altere o nome dos municípios de Governador Edson Lobão e Presidente Sarney.

A decisão judicial proibirá a União de fazer transferências voluntárias à prefeitura de Governador Edson Lobão, exceto em casos de repasses para saúde, educação e assistência social. O MPF/MA entende que o batismo de um município com o nome de um ex-governador do Estado do Maranhão, e que atualmente ocupa o cargo de Ministro de Minas e Energia fere o princípio da impessoalidade e favorece o político por sua identificação intrínseca à própria população.

O deputado Bira do Pindaré em concordância com a decisão judicial apresentará um projeto de lei que altere tanto o nome do município de Governador Edson Lobão, quanto de Presidente Sarney. “Práticas como essa não podem se perpetuar. E a alegação é simples: se você homenageia um político ainda em vida, você beneficia esse político de forma permanente no sentido eleitoral”, esclareceu o deputado.

Pelo projeto que o deputado apresentará Governador Edson Lobão voltará a se chamar Ribeirãozinho e Presidente Sarney será novamente reconhecido como Pimenta, exatamente como se chamavam antes da alteração dos nomes.“Governador Edson Lobão terá suspenso os recursos federais. O mesmo pode acontecer ao município de Presidente Sarney. A população desses municípios não pode sofrer essas conseqüências, vamos agir rapidamente para modificar o nome dessas cidades e para normalizar os repasses”, finalizou o deputado.

Fonte: Maranhão Da Gente.