Talibã atinge 40 caminhões da Otan no Afeganistão

No Afeganistão, ao menos 35 caminhões cisternas da Organização para o Tratado do Atlântico Norte (Otan) foram destruídos em um ataque noturno com foguetes, nesta terça-feira (27), na província ocidental de Farah; seis pessoas morreram e 15 ficaram feridos. As informações foram dadas pelo porta-voz do governo provincial, Abdul Rahman Zhowandai.

Caminhões da Otan explodem - HispanTV

Segundo o porta-voz, os integrantes do grupo Talibã atacaram o comboio, que teria entre 35 e 40 caminhões, e seis motoristas perderam a vida e 15 ficaram feridos.

O porta-voz do grupo Talibã, Qari Yusuf Ahmadi, além de reivindicar o atentado, confirmou a destruição dos caminhões da Otan, que transportavam combustível para as tropas estrangeiras na província central de Wardak.

No dia 16 de agosto, os integrantes do grupo Talibã levaram a cabo um assalto similar em Farah, contra quatro caminhões cisterna, enquanto o grupo armado alegou ter destruído 10 veículos e matado oito guardas do comboio.

No final de abril passado, os militantes anunciaram o início da sua anual “ofensiva de primavera” contra as forças afegãs e os efetivos estrangeiros, liderados pelos Estados Unidos.

Os EUA e seus aliados da Otan invadiram o Afeganistão sob o pretexto de combater o terrorismo. A invasão derrubou os Talibã do poder, mas a nação asiática segue sendo um país cada vez mais inseguro, apesar da presença de milhares de tropas estrangeiras.

Fonte: HispanTV
Tradução da redação do Vermelho