China deve alcançar metas socioeconômicas colocadas para 2013

No encontro regular do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional (APN), realizado nesta quarta-feira (28), o presidente da Comissão Estatal para o Desenvolvimento e Reforma, Xu Shaoshi, apresentou seu relatório de trabalho. Em meio dúvidas sobre a perspectiva da economia chinesa, o relatório prevê que o país tem toda a capacidade de alcançar as metas econômicas e sociais de desenvolvimento propostas para este ano.

Xu Shaoshi - Rednet

"De uma forma geral, a aplicação do programa socioeconômico obteve resultados positivos este ano. Conseguimos manter a estabilidade no crescimento econômico, no controle dos preços e no aumento do emprego. Além do mais, conseguimos também progressos na reforma e reestrutura econômica", disse Xu, durante a apresentação.

No entanto, o diretor chamou à atenção, em seu relatório, a complexidade do ambiente interno e externo da economia chinesa que, segundo ele, vai continuar enfrentando severos desafios. Sobre esse aspecto, Fan Jianping, economista do Centro Estatal de Informação, compartilha a mesma opinião.

Leia também:
China vai alcançar meta de desenvolvimento econômico de 7,5%
China anuncia o crescimento das empresas industriais

"A economia chinesa, apesar de contar com um crescimento razoável, pode sofrer pressões no seu ritmo de expansão. A base para a recuperação econômica internacional é frágil. Em relação ao mercado doméstico, a reestrutura econômica fez com que um grande número de pequenas empresas entrasse em falência", ressaltou o economista.

Jianping disse também que os novos motores para o crescimento econômico "ainda não estão maduros, e os tradicionais fatores que contribuíram para o milagre econômico no passado estão perdendo sua força".

O relatório enumera os maiores desafios para a atual fase do desenvolvimento econômico e social do país; entre eles, a receita governamental, o potencial risco do setor financeiro, a alta dos preços da habitação, dificuldades de emprego em alguns setores, insegurança alimentar e de medicamentos, assim como a poluição ambiental, que provoca longos nevoeiros, além de contagiar o solo com metal pesado.

Os problemas, acrescentando a desaceleração do desenvolvimento econômico, fazem soar preocupações sobre a queda da economia chinesa. Ao falar sobre esse assunto, Xu Shaoshi disse que os aspetos principais da economia chinesa mantêm uma boa tendência de expansão.

"Os aspetos básicos da economia chinesa são bons. A China está atravessando um período cheio de oportunidades estratégicas, com grande potencialidade de demanda interna no seu processo de urbanização e industrialização. As reformas promovidas pelo governo começam a ter resultados positivos. Estamos confiantes de que o país tem toda a capacidade e condições de concretizar as metas econômicas e sociais estabelecidas para o ano 2013."

Fonte: Rádio China Internacional