Veredito de Bo Xilai será anunciado nos próximos dias

O julgamento de Bo Xilai, acusado de receber subornos, de fraude e abuso de poder, terminou às 13h04 desta segunda-feira (26) no Tribunal Popular Intermediário de Jinan. O tribunal anunciará o veredito em uma data a ser decidida.

Durante o julgamento de quatro horas na manhã de segunda-feira, os procuradores e a defesa estavam empenhados em um debate sobre os fatos dos crimes e a aplicação da lei, disse Liu Yanjie, porta-voz do tribunal em uma coletiva de imprensa na tarde de segunda-feira.

Os fatos são claros e as provas são confiáveis e suficientes, disse Liu, citando os procuradores. Os procuradores pediram uma sentença pesada de acordo com a lei, pois Bo cometeu crimes muito graves, disse Liu.

Bo defendeu-se enquanto seus advogados entregaram suas opiniões sobre a busca de fatos, as evidências e a natureza da conduta do acusado, disse Liu.

Após o debate no tribunal, a defesa fez uma declaração final. "O julgamento de quatro e meio dias mostrou que o tribunal seguiu os procedimentos legais durante todo o processo, e a defesa e seus advogados expressaram completamente suas opiniões com seus direitos sob proteção", afirmou Liu.

Bo, de 64 anos, era secretário do Comitê Municipal do Partido Comunista da China (PCCh) em Chongqing e membro do Birô Político do Comitê Central do PCCh.

Para garantir a transparência e a abertura, o tribunal escolheu a maior sala para o julgamento e permitiu a entrada de mais de 100 pessoas, incluindo repórteres da mídia, para observarem o julgamento, de acordo com Liu.

O tribunal também informou à mídia duas vezes por dia e publicou as informações em seu site de microblog oficial, acrescentou Liu.

Fonte: Rádio Internacional da China