Drone dos EUA mata mais cinco civis no Afeganistão

Ao menos cinco pessoas morreram devido a um novo ataque de aviões não tripulados (drones) estadunidenses na província de Kunar, noroeste do Afeganistão. A agressão aconteceu nesta quarta-feira (21), e tinha como objetivo um grupo de militantes do grupo Talibã, segundo informações do Exército dos Estados Unidos.

Drone dos EUA - Reuters

O grupo Talibã ainda não fez comentários sobre o ataque até o momento, que afetou principalmente aos civis afegãos, e provocaram a revolta da nação centro-asiática contra as políticas do Governo dos EUA.

O presidente afegão, Hamid Karzai, tem questionado reiteradamente os ataques aéreos em numerosas ocasiões, e também pediu a Washington o fim destas medidas.

Leia também:
Drones dos EUA matam quatro pessoas no Iêmen nesta quinta
Paquistão denúncia na ONU outro ataque de drones dos EUA

O Afeganistão, país devastado pela guerra sobretudo desde a invasão norte-americana, em 2001, se vê cada vez mais afetado pela violência que se estende pelo país, apesar de o pretexto para a manutenção das forças estrangeiras no terreno ser a luta contra o terrorismo.

A escalada da violência coincide com a tendência de aumento dos ataques aéreos nos últimos meses, inclusive no vizinho Paquistão e outros países da região, com a mesma justificativa e o mesmo impacto devastador para a população e a infraestrutura civil.

Fonte: HispanTV
Tradução da redação do Vermelho