China está determinada a erradicar rumores na internet

A polícia de Pequim deteve dois acusados de criar rumores na internet, outra medida de tolência zero da China contra aqueles que plantam e espalham boatos. Yang Xiuyu e Qin Zhihui confessaram os crimes de criar e espalhar rumores na internet e ter ganhos sobre atos ilegais. Quatro outras pessoas suspeitas de conspiração também foram interrogadas.

A internet se tornou muito influente para a sociedade, e é essencial que os internautas sigam um código de conduta online para criar uma área virtual saudável. As informações enganosas são feitas e propagadas por algumas pessoas com a finalidade de atrair atenção pública, obter benefícios ilegais e maliciosamente provocar agitação social.

Algumas pessoas que criam boatos pensam que não terão punição, e alguns internautas inocentes reproduzem os rumores sem distinguir se as informações são verdadeiras ou não.

Como os casos prévios ensinaram, a criação e a propagação de informações falsas não apenas prejudicam os interesses da população, mas também provocam pânico e até perturbam a ordem social normal. Além disso, qualquer pessoa pode se tornar uma vítima.

Com uma maior determinação de erradicar os rumores na internet, mais medidas são necessitadas para conduzir essa campanha.

As leis relevantes e os sistemas de monitoramento devem se aprimorar e, por exemplo, impor punições mais severas às pessoas que criam rumores, para que sejam cientes do alto preço de cometer crimes na internet.

Além disso, as pessoas que são afetadas por abusos na internet devem tomar a lei como arma para defender seus próprios interesses e direitos e lutar contra as ações ilegais.

A China é um país que respeita e protege a liberdade de expressão, mas os cidadãos também devem ter em mente que uma maior liberdade na internet exige maiores responsabilidades.

As pessoas devem seguir os princípios morais e denunciar quaisquer atividades que prejudiquem a reputação e interesses de outros, para evitar que a internet se torne uma terra de palavras abusivas e rumores.

Fonte: Voz da China