UNE e UBES participam de sessão em homenagem a estudantes

A sessão especial em homenagem ao Dia do Estudante, realizada na Assembleia Legislativa nesta terça-feira, dia 20, foi marcada pelos discursos e reivindicações de melhorias para a Educação, redução de taxas de transporte público e valorização de professores.

A solenidade contou com a participação de representantes de diretórios estudantis, das diversas universidades de Palmas, do Diretório da União Nacional dos Estudantes (UNE) e do Diretório da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).

Autor do requerimento que solicitou a sessão especial, o deputado Wanderlei Barbosa (PEN) salientou a importância da comemoração e da necessidade de discutir políticas públicas que contribuam com os avanços para a educação. “Esta solenidade não tem o objetivo de comemorar apenas a data, mas de reforçar essa parceria entre Parlamento e estudantes. A classe estudantil está se mobilizando em todo o país e reivindicando seus direitos. Queremos ser um elo entre essa categoria e o Governo porque concordamos com esses pedidos, a exemplo da redução de taxas no transporte público”, destacou.

Representando a classe, o diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE/TO), Ygor Costa, pediu em seu pronunciamento valorização dos professores e medidas de estímulo para que os jovens não desistam dos seus estudos. “O governo precisa garantir o direito da juventude à educação. É preciso repensar as tarifas de transporte público destinadas a esses alunos. Como um estudante carente vai pagar essas passagens? Muitos acabam desestimulados com esse sistema, que só suga de quem quer avançar e buscar conhecimento para contribuir com um Estado melhor”, enfatizou.

Os deputados Stalin Bucar (PR), Marcello Lelis (PV), José Geraldo (PTB), Sargento Aragão (PPS), Eli Borges (PMDB) e Josi Nunes (PMDB) também se mostraram favoráveis aos pedidos dos estudantes. Em seus discursos, prometeram apoio à classe e se colocaram à disposição para representar suas solicitações junto ao Governo.

O tema foi destacado também pela deputada Luana Ribeiro (PR) que, em seu pronunciamento, fez severas críticas à política educacional do Estado. Na oportunidade, colocou seu gabinete à disposição dos dirigentes estudantis e professores visando encontrarem soluções para as reivindicações.

Participaram do evento o pró-reitor de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Tocantins (UFT), professor George Brito, o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFT), Maiquel Krutzman, a secretária municipal da Educação de Palmas, Berenice de Fátima Barbosa, a subsecretária de Educação Básica da Secretaria de Educação, Cristiane Mireile Bazzo, e a diretora da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, Nayara Lima. (Maisa Medeiros – AL/TO)