Rubens Júnior denuncia “convênio fantasma” em Humberto de Campos

 

Rubens Júnior
O deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB) ocupou a tribuna, na manhã desta terça-feira (20), para denunciar que o governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), realizou um “convênio fantasma” no município de Humberto de Campos.

Segundo Rubens Júnior, a Sedes celebrou um convênio para a construção de banheiros públicos, no valor de R$ 300 mil, e estes banheiros não foram construídos.

“Fica flagrante que se trata de mais um convênio fantasma, porque os banheiros não existem. Não foram construídos. E o pior é que até para acompanhar os pagamentos em relação a esses convênios é impossível, porque o Portal da Transparência esconde boa parte dos pagamentos efetuados pela Secretaria de Desenvolvimento Social”, afirmou Rubens Júnior.

Ele acrescentou que esta nova denúncia é tão grave quanto a denúncia feita sobre o projeto de melhoramento de caminho de acesso para o povoado Trecho, na Raposa, povoado este que comprovadamente não existe na Raposa.

“O que é fato é que o povo do Maranhão já está cansado dessa bandalheira. As pesquisas divulgadas, no último final de semana, demonstram isso, 60% da população do Estado rejeita o governo Roseana Sarney, por culpa de denúncias de corrupção como esta. O governo, que era para governar pensa única e exclusivamente na eleição do ano que vem, esquece de fazer o que tem que fazer: governar, levar desenvolvimento para as cidades, levar desenvolvimento para as pessoas, levar banheiros para quem não tem”, salientou o deputado.

Ele informou que a bancada da Oposição na Assembleia Legislativa está se preparando para fazer uma visita ao Ministério Público Estadual, e fazer formalmente uma denúncia à Procuradora Geral de Justiça, pedindo a ela que faça investigação para esclarecer denúncias em relação aos convênios suspeitos celebrados pela Sedes.

“Mas não podemos aguardar apenas o Ministério Público. Nós não podemos ter os olhos apenas dos outros, daquilo que nos dizem, o secretário ou daquilo que nos diz o Ministério Público, ou que não diz; ou daquilo que nos diz a imprensa. Esta Casa tem que olhar com seus próprios olhos esta denúncia de convênio fantasma na cidade de Humberto de Campos, como já teve em outras cidades”, frisou Rubens Júnior.

Ele defendeu a proposta de que a Assembleia Legislativa, através da Comissão de Administração, faça uma inspeção in loco em Humberto de Campos; e se for o caso a Oposição irá pedir a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar estes convênios.

“O fato é certo, determinado, há uma flagrante ilegalidade causando prejuízo para os cofres públicos. Mais grave, causando prejuízo para a população sem que esta Casa não diga nada achando que tudo está muito normal. Ou uma ou outra. Ou uma inspeção in loco lá em Humberto de Campos ou uma CPI dos Convênios Fantasmas”, ressaltou Rubens Júnior.

DEFESA

O deputado Eduardo Braide (PMN) afirmou, em aparte, que o convênio para a construção de banheiros públicos no município de Humberto de Campos, nada tem a ver com as últimas gestões da prefeitura do município.

Braide saiu em defesa do prefeito anterior de Humberto de Campos, José Ribamar Fonseca que, segundo o parlamentar, é conhecido em toda região “pela sua seriedade, pelo seu compromisso que levou à frente a administração por dois mandatos”, e do qual é aliado o atual prefeito, Deco.

Sobre a denúncia de que a Sedes teria celebrado um convênio para a construção de banheiros públicos no valor de R$ 300 mil, sem que esses banheiros tenham sido construídos, Braide enfatizou a importância de esclarecer os fatos e apurar a denúncia e evitar distorções nas informações.

Fonte: Agência Assembleia