ELN libera refém e busca diálogo com governo colombiano

Nesta segunda-feira (19), o Exército de Liberação Nacional (ELN) da Colômbia anunciou, por meio de um comunicado, a “iminente liberação” do geólogo canadense Jernoc Wobert, que está em poder da organização guerrilheira há sete meses. 

ELN libera refém e busca diálogo com governo colombiano - Contra Injerencia

“Nos próximos dias será libertado o cidadão canadense Jernoc Wobert, vice-presidente de explorações da empresa mineradora Braewal Mining Corporation”, diz o documento publicado no site do ELN.

No texto, o grupo também pede “a participação do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, para que combine com o presidente Juan Manuel Santos, um Protocolo que garanta o bom resultado da operação de libertação”.

Wobert foi sequestrado em uma mina de ouro no Estado de Bolívar, no norte do país, junto com outros dois cidadãos peruanos e três colombianos. Esses últimos foram liberados em fevereiro, mas o canadense ficou retido para que a Braewal devolvesse os títulos de mineração que, segundo o ELN, havia conseguido de maneira ilegal.

No dia 23 de julho, a empresa anunciou a sua saída da zona por “mudanças desfavoráveis no mercado”.

O ELN manifestou interesse em iniciar um diálogo pela paz assim como o governo tem feito com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). O presidente Santos disse que a liberação de todos os sequestrados é condicionante para qualquer conversação entre as duas partes.

Da redação do Vermelho,
Com informações de agência de notícias