Presidente da Venezuela recorda triunfo de Hugo Chávez

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, recordou na quinta-feira (16) o nono aniversário do triunfo do Comandante Hugo Chávez no referendo revogatório de 2004, frente às tentativas de derrocada da oposição.

Presidente da Venezuela recorda triunfo de Hugo Chávez - Reuters

Na época, o povo venezuelano respaldou massivamente (com 59% dos votos) o Comandante para que continuasse na presidência. Através da rede social Twitter, Maduro destacou que a comemoração é pelo “dia da vitória da democracia verdadeira, de Chávez, Comandante invicto de nosso povo, sigamos em seu caminho".

Segundo ele, o momento histórico representa “um grande dia da revolução bolivariana que ratificou o caminho de dignidade e pátria". O mandatário pediu ainda que o povo seja leal ao projeto de futuro deixado por Chávez, para garantir uma pátria socialista.

Citando Simón Bolívar, ressaltou ainda que "o juramento do Libertador está vigente como compromisso eterno, dos que amamos a pátria livre e independente".

O referendo revogatório foi mais uma tentativa para derrubar o governo de Chávez por parte de uma oposição que já tinha tentado de tudo, desde um golpe de Estado em 2002 até uma greve petroleira no ano seguinte, entre outras ações desestabilizadoras.

Da redação do Vermelho,
Com informações da Prensa Latina