Pimentas coloridas e muito mais do Mercado Central de BH

Fui ao Mercado Central de Belo Horizonte/MG para comprar pimentas. A ideia era fazer um prato colorido, saboroso e sem ardência.

Por Raquel Benjamin

Pimentas

Realmente ir ao mercado é um passeio muito divertido! Vemos de tudo um pouco. Dessa vez minha procura era pelas pimentas, mas aproveitei e fiz algumas pesquisas de ingredientes. O mercado central foi criado em 1929. Sr. Noel Charnizon, dono das lojas Rei dos Brinquedos, me contou que seu pai nesta época, ao chegar a BH vindo da Romênia, vendia também neste mercado. O local era a céu aberto e cercado por portões que se abriam toda manhã às 5h. Ao abrirem os portões, todos os comerciantes corriam e escolhiam a banca que iriam trabalhar naquele dia. Era preciso ser esperto se quisesse pegar a banca com melhor localização. Naquela época BH tinha 47.000 habitantes e o abastecimento da cidade ainda comportava este tipo de informalidade. Mas rapidamente a cidade cresceu e se transformou. Hoje o Mercado Central é ponto turístico e não é à toa: podemos encontrar muitos tipos de frutas, hortaliças (menos as não convencionais!), carnes, peixes, temperos, grãos, doces, farinhas, cachaças e uma infinidade de ingredientes. Sem falar dos botecos em que o cliente fica em pé tomando cerveja, comendo petiscos como o fígado acebolado com jiló.

Olha o que encontrei:


araruta, açafrão, gengibre e macadâmia


frutas, legumes e farinhas


queijos variados, frescos, curados e super curados


cruá, graviola e batata yacon


noni


doces variados

As pimentas que comprei por lá não tinham o paladar pungente, mais para adocicadas e eram, portanto, com pouquíssima ardência. Fiz um molho de pimentas coloridas cortadas ao meio – biquinho vermelha sem ardência, biquinho amarela com um pouquinho de ardência e pimenta verde de cheiro – alho poró, folhas de coentro refogados no azeite e casca de limão siciliano ralada e coloquei sobre batatas grandes cozidas cortadas ao meio. Para falar a verdade senti falta de um pouquinho mais de ardência…


ingredientes que usei para colocar na batata


essa banca é de pimentas em conserva e molhos


esse é o vidro pescoçudo de pimenta.
Tão grande que não deu nem para fotografar inteiro

Ficou realmente muito bom e bonito e a turma comeu sem medo. Esqueci de fotografar, mas prometo ficar mais atenta na próxima.

Fonte: blog Brasil de se admirar