Homenagem na ALE marca comemoração aos 25 anos da UBM no Amazonas

Um dia de homenagem àquelas que fundaram e aos que ajudaram a construir e a consolidar a União Brasileira de Mulheres (UBM) no Amazonas. Foi dessa forma que a sessão especial de autoria da deputada estadual Conceição Sampaio (PP) foi conduzida na manhã de hoje na Assembleia Legislativa do Estado (ALE/AM).

ubm amazonas

Mais de cem pessoas lotaram o plenário Ruy Araújo que reuniu homens e mulheres de todas as crenças, cores, formas e etnias, mas com um único propósito: fortalecer a luta em defesa das mulheres, por sua emancipação e por uma sociedade aonde haja igualdade de gênero, sem violência.

Para a coordenadora estadual da UBM, Vanja Andréa, em seus 25 anos, a entidade conquistou muito, mas muito ainda tem a ser conquistado. Entre os avanços, Vanja citou a criação do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher – uma lei de autoria do então deputado estadual Eron Bezerra (PCdoB) e que hoje está vinculado a Secretaria de Políticas para a Mulher, que também foi uma das lutas da qual a UBM participou ativamente. A SPM hoje é dirigida por Márcia Álamo. Tanto Eron quanto Márcia participaram da sessão solene.

A autora da sessão, deputada Conceição Sampaio, que é filiada à UBM, entregou para Vanja uma placa de homenagem da ALE para destacar a importância dos serviços prestados pela organização no Estado. “Não se tem democracia sem a participação efetiva das mulheres. As mulheres precisam, cada vez mais, ocupar os espaços de poder”, ressaltou.

Além de Vanja, Lúcia Antony e Dora Brasil foram homenageadas durante a cerimônia. Ambas foram fundadoras da UBM no estado.

Lúcia destacou que a luta da UBM não é contra os homens. “É contra o machismo, o preconceito. A luta emancipacionista deve ser uma bandeira de homens e mulheres”, disse.

A UBM homenageou alguns de seus parceiros nessa jornada: a Senadora Vanessa Grazziotin, a Secretária Rebeca Garcia, a primeira presidente do CEDIM, Graça Prola, secretário de Estado da Produção Rural Eron Bezerra, o médico Gerson Mourão, a ex-diretora do Detran/AM, Mônica Melo, a secretária de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, Alessandra Campelo, a deputada Conceição Sampaio.

A homenagem se deve aos trabalhos prestados em defesa da mulher e à parceria mantida com a UBM no Estado.

Participaram da sessão, ainda, o presidente do PCdoB/AM, Edilon Queiroz, a titular da delegacia especializada em crimes contra a mulher, Ketlen Gama, a coordenadora de Defesa dos Direitos da Criança, Lucimar Weil, e a secrétária executiva adunta da Sejel, Ruth Lilian dentre outras autoridades e representantes do Movimento Social.


Trajetória de 25 anos

Fundada em 1988, a UBM percorreu um caminho cheio de desafios. O cartaz da convocação de seu I Encontro que ocorreu na Bahia trazia a ilustração de um castelo em que dizia "A princesa acordou e foi participar da Constituinte". Nesse momento conseguimos garantir alguns avanços nos direitos das mulheres e dar início a um novo período em que a mulher, pra avançar nesses direitos passou a participar mais e também lutar de forma mais organizada.

Durante esses 25 anos, a UBM tem organizado atos políticos, seminários, cursos, palestras com pautas diversificadas sobre a questão da mulher. Saúde, educação, violência, trabalho, empoderamento são alguns dos temas trabalhados pela entidade que busca com essas atividades oferecer instrumentos de difusão de direitos para que essas mulheres propaguem em suas comunidades, entidades, escolas a luta emancipacionista. A UBM hoje está presente em todos os estados brasileiros e no Amazonas em 18 municípios com 4800 filiadas.

Participa dos Conselhos Nacional, Estadual e Municipal dos Direitos da Mulher, Conselho Nacional e Municipal de Saúde, Conselhos Nacional e Estadual de Juventude. Essas participações são fundamentais para a construção de políticas publicas e para o fortalecimento de nossas lutas.

Por ocasião desses 25 anos, reconhecidamente atuando em defesa das mulheres e por uma sociedade mais justa e igualitária, a UBM, vem sendo homenageada por todo o Brasil. No Amazonas não será diferente.

AGENDA UBM – AGOSTO

Parintins/AM – No último dia 06/08/13 aconteceu uma sessão solene comemorativa à entidade na Câmara Municipal de Parintins, localizada a 369 km da Capital Manaus, proposta pela Vereadora Vanessa Gonçalves.

Brasília/DF – Dia 12/08/13 – A Senadora Vanessa Grazziotin e a deputada Jô Morais, organizaram uma sessão solene em Homenagem à UBM. A senadora falou sobre as conquistas durante esses 25 anos e ressaltou que a participação política das mulheres precisa ser ampliada.

Manaus/AM – 16/08/13 – A Coordenação da UBM no Amazonas será homenageada na Assembléia Legislativa através de requerimento apresentado pela deputada Conceição Sampaio e que contará com a participação de parlamentares, militantes da entidade e parceiros.

Manacapuru/AM – 29/08/13 – Homenagem na Câmara Municipal de Manacapuru, por iniciativa da Vereadora Isabel Marinho.

Ato Político em Manaus – 31/08/13 – E como uma entidade aguerrida que é e que nunca saiu das ruas, não podia faltar um bom ato político no centro de Manaus.

De Manaus,
Mariane Cruz e Antônia Baracho