Prefeitura promove capacitação a mais de 250 gestores escolares

 

Capacitação de Gestores Escolares
Mais de 250 gestores escolares das Unidades de Educação Básica da rede municipal de ensino participaram de consultoria com duas organizações que desenvolvem projetos educacionais em prol da melhoria progressiva do ensino público nos municípios brasileiros. A reunião ocorreu na tarde desta quarta-feira (14), no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), e contou com a presença do secretário municipal de Educação (Semed), Allan Kardec Duailibe.

“Temos proporcionado a formação de nosso corpo técnico continuamente em prol da melhoria da Educação de São Luís. As palestras de hoje têm o mesmo objetivo: fomentar o conhecimento na área de Educação, visando à educação integral e mais cidadã de nossas crianças”, destacou o titular da Semed.

A programação contemplou a apresentação do ex-secretário Extraordinário de Educação Integral do Ministério da Educação, Alceni Guerra, sobre o tema “Educação Integral”.“É importante que todos participem do processo de escolha das atividades que acontecerão na escola. Dessa forma, todos terão prazer em estar na unidade de ensino e haverá maior integração entre escola, família e comunidade. Assim, o Programa de Educação Integral obterá um êxito maior”, destacou.

Alceni Guerra abordou ainda que o início de um projeto de Educação Integral deve englobar informação e treinamento dos gestores escolares. Posteriormente, deve envolver também os docentes. O expositor acrescentou que o desenvolvimento de projetos de Educação Integral resulta em melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Outra apresentação realizada durante o evento foi uma abordagem sobre o “Qualiescola” feita pelo relações institucionais do Instituto Qualidade no Ensino (IQE), José Gayoso. O programa de iniciativa do IQE será implantado na rede municipal de ensino e tem como foco a melhoria do processo de ensino e aprendizagem da rede municipal. Serão beneficiados estudantes do 4º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Na palestra, José Gayoso apresentou índices da Educação em São Luís e realizou reflexões acerca dos dados. Também foram explicitadas as estratégias de implantação e desenvolvimento do Programa para que sejam atingidas as metas projetadas para os três anos de execução do “Qualiescola”.

Como resultados do desenvolvimento do programa, a Semed tem como meta que, em 2016, 75% dos alunos estejam dominando pelo menos 70% dos conteúdos de Matemática e Língua Portuguesa, previstos nos parâmetros curriculares nacionais. Também é esperado que os alunos do 5º ano e do 9º ano obtenham um mínimo de, respectivamente, 225 pontos e 300 pontos na Prova Brasil de 2015.

Fonte: Prefeitura de São Luís.