Edivaldo governa com planejamento e resultados, diz Márcio Jerry

 

O secretário de Comunicação da Prefeitura de São Luís, Márcio Jerry, disse ao jornalista Américo Azevedo que o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, nestes primeiros sete meses de gestão, vem construindo uma governança pautada nos princípios administrativos modernos da democracia, transparência e ampla participação popular. Na concepção do secretário, houve mudança na forma de governar.

“Mudou a atitude. O prefeito Edivaldo dinamiza sua administração com planejamento e foco em resultados. Esses resultados, evidentemente, não aparecem todos e ao mesmo tempo, em sete meses”, explicou Márcio Jerry. Durante entrevista de quarenta minutos concedida ao programa Avesso, da TV Guará, exibido na noite desta terça-feira (13), o secretário reforçou que alguns resultados já começam a aparecer e, com o tempo, outras ações darão nova forma à cidade.

O secretário assinalou na entrevista que os problemas mais graves da cidade serão solucionados no decorrer da administração do prefeito Edivaldo. “As soluções são edificadas, construídas pacientemente e os benefícios aparecerão”, assegurou.

Ao elencar alguns dos resultados obtidos no primeiro semestre, o secretário de Comunicação fez alusão ao saneamento administrativo da máquina pública que foi realizado – o prefeito fez o pagamento da folha de salário atrasada herdada do antecessor em mais de R$ 50 milhões – e destacou avanços conquistados nos setores de educação, infraestrutura urbana, saúde.

“O prefeito Edivaldo conseguiu estabelecer uma política de educação muito aplaudida, já com o início das escolas em tempo integral e com a valorização do magistério. Os professores tiveram a implementação de reivindicações que datam de 10 anos, entre as quais a titulação, a progressão horizontal e vertical e a viabilização de 1/3 de hora atividade”, listou Márcio Jerry, ao enfatizar que os profissionais do magistério de São Luís estão obtendo merecida valorização nesta gestão.

Como melhoria na infraestrutura da malha viária da cidade, o secretário citou o início de um ousado plano no pólo Coroadinho, onde 482 vias estão recebendo serviços de pavimentação, com terraplanagem, drenagem superficial e profunda, meio-fio, sarjetas e calçadas, sinalização das vias, beneficiando milhares de famílias moradoras da região.

Questionado pelo apresentador sobre ações voltadas a melhoria da fluidez do trânsito da capital, Jerry disse que projetos da Prefeitura de São Luís para a área de mobilidade urbana foram apresentados, recentemente, pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior aos representantes dos Ministérios das Cidades e do Planejamento, Orçamento e Gestão, além da Caixa Econômica Federal (CEF). A reunião ocorreu em Brasília no último dia 7 e contou com representantes da Prefeitura e do Governo do Estado.

Márcio Jerry ressaltou que desse conjunto de projetos, alguns já tramitavam no governo federal. Durante a reunião, o prefeito Edivaldo apresentou o novo projeto para implantação do VLT e do corredor de transportes, que funcionará como um novo anel viário em São Luís. Na ocasião, foram iniciadas as tratativas para ampliar sete corredores de transporte no município.

“Um dos projetos é o do Corredor de Transporte de São Luís, uma intervenção que irá desde a avenida Ferreira Gullar até a Cohab, uma verdadeira via expressa concebida para atravessar a cidade. O outro é o VLT, que já foi feito o estudo com a decisão de fazer uma destinação saindo da Praia Grande indo até a Vila Maranhão passando pelo Anjo da Guarda, dando início a construção de uma espécie de rodoanel. Outras intervenções que foram apresentadas é o alargamento de avenidas já existentes – e Jerônimo de Albuquerque até a Guajajaras, Daniel de La Touche, Franceses, Africanos entre outras”, explicou Jerry.

O secretário de Comunicação da Prefeitura de São Luís encerrou a temática gestão municipal comentando a parceria importante, providencial e benéfica para a cidade entre a Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado que visa a construção dos viadutos da Forquilha e do Calhau.

“A prefeitura entregou para o governo do estado os projetos e este, por sua vez, executa a obra. Esse é o formato do que está em tratativa. É uma parceria republicana envolvendo os entes federados trabalhando de forma integrada. Os resultados, evidentemente, que eles não aparecem nitidamente ainda, mas eu tenho convicção plena de que eles aparecerão porque o planejamento foi feito, os estudos foram realizados e os projetos estão em curso, em andamento”, disse Márcio Jerry.

Veja a íntegra da entrevista:

 

Fonte: Blog Jorge Vieira