Bira afirma que oposição não permitirá compra da eleição 2014

 

Bira do Pindaré
A denúncia veiculada pelo portal "Atual 7", na manhã desta terça-feira (13), repercutiu na tribuna da Assembleia Legislativa. O site afirma que, no dia 19 de julho de 2013, o Secretário de Infraestrutura e pré-candidato ao Governo do Maranhão foi à cidade de Santa Rita, a custa de dinheiro público.

De acordo com o portal, o Secretário participou de um churrasco na casa do Secretário-adjunto da Casa Civil, Antônio José Muniz. Na oportunidade, o pré-candidato, não somente prometeu a assinatura de R$ 1,8 milhão para o prefeito da cidade, como também ensinou o aliado a como ganhar dinheiro com convênios.

O deputado Bira do Pindaré (PT) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa e mostrou preocupação com a prática insinuada pelo site. O Atual 7 garante possuir uma gravação do Secretário de Infraestrutura comentando sobre uma operação que fará com recursos de R$ 3,5 milhões, já autorizados pela Governadora, a fim de promover seu grupo político, visando as eleições de 2014.

Bira lembrou que o parecer da Procuradoria Geral da República, pedindo a cassação da Governadora, evidenciou o uso dos convênios para cooptação de cabos eleitorais na véspera da eleição de 2010. Foram assinados 670 convênios durante o período vedado.

O parlamentar acredita que temendo a repercussão negativa da assinatura desses convênios na véspera das eleições de 2014, o Governo do estado se antecipou e começou a tradicional cooptação de cabos eleitorais ainda em 2013.

Para Bira a Governadora colocou seu pré-candidato na Secretaria de Infraestrutura, na tentativa de dar musculatura política ao ex-prefeito de São José de Ribamar. “Talvez por essa razão, colocaram o pré-candidato na Secretaria que mais faz convênios, que é a Secretaria de Infraestrutura, nenhuma secretaria faz mais convênios do que a de Infraestrutura, porque ali está exatamente e principalmente o asfaltamento, o calçamento, pontes”, destacou.

Segundo o deputado Bira o Maranhão ainda não integra a República Brasileira. Ao invés de fazer convênios eleitoreiros a Governadora deveria organizar seus Programas Sociais e democratizar o acesso dos municípios a esses programas. O Governo do estado poderia abrir um leque e estabelecer um Edital para que os municípios participem democraticamente de acordo com os requisitos, e possam ter acesso aos serviços, benefícios e Políticas Públicas, construídas de maneira transparente.

“É assim que o Governo Federal tem procedido. A cada mês vários Programas são divulgados, editais e não há discriminação. Governos municipais e estaduais que são do campo da Oposição do governo federal também têm acesso a esses programas de maneira ampla. Portanto, os programas do governo federal não têm sido utilizados como forma de cooptação dos seus cabos eleitorais, mas aqui no Maranhão infelizmente me parece ser essa a intenção”, ressaltou Bira.

A oposição ao Governo do estado e o deputado Bira se comprometeram em não permitir que a eleição de 2014 seja comprada de maneira antecipada e viciada. Garantiram exercer a prerrogativa da fiscalização e cobrar a eficiência dos gastos públicos, para que de fato, aquilo que está sendo anunciado, seja efetivamente executado.

“É uma preocupação que nós vamos ter de maneira contínua, permanente, para que o processo eleitoral de 2014 seja o mais transparente possível e que prevaleça a vontade do povo. Prevalecendo a vontade do povo, eu não tenho dúvida do resultado, o povo quer mudança e a mudança vai acontecer”, concluiu Bira.

Fonte: Assessoria do Dep. Bira do Pindaré.