4 anos de atendimento a usuários de álcool e drogas em Ceilândia

Pacientes do Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS/AD) de Ceilândia e seus familiares comemoram o quarto ano de funcionamento da unidade hoje, às 14h, na QNN 1, conjunto A, Ceilândia Leste, com diversas atividades.

“Os usuários prepararam uma peça de teatro e o coral fará uma apresentação hoje. É uma forma de socializar as atividades e mostrar como podemos reinserir nossos pacientes”, disse a psicóloga Priscila Carvalho.

Além do teatro e do coral, haverá também um bingo, tendas da saúde e da beleza e técnicos da Secretaria de Justiça darão orientação à comunidade.

“Será um momento de fortalecimento dos laços entre os pacientes, seus familiares, a equipe e os colaboradores do CAPS”, declarou.

CAPS-AD

A unidade funciona das 8h às 22h, na QNN 1 desde abril, possui um espaço com 1,2 mil m² para acolhimento, avaliação multiprofissional e interdisciplinar, oficinas terapêuticas e desintoxicação leve (o paciente pode ficar internado por até 14 dias, segundo protocolos do Ministério da Saúde).

Atualmente, cerca de 700 pacientes estão em acompanhamento pela equipe composta por terapeuta ocupacional, psicólogo, enfermeiro, assistente social, técnicos de enfermagem e administrativos, psiquiatra e médico clínico.

O CAPS-AD é um serviço especializado em saúde mental que atende pessoas com problemas decorrentes do uso ou abuso de álcool e outras drogas e que tem como princípio a reinserção social.

Realiza ações de assistência (medicação, terapias, oficinas terapêuticas, atenção familiar), de prevenção e capacitação de profissionais para lidar com os dependentes.