Rede Cegonha atrai gestores e técnicos para fórum em Russas

O secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, pediu aos 20 municípios que integram a Rede Cegonha das Regiões de Saúde de Aracati, Limoeiro do Norte e Russas toda atenção para os indicadores de mortalidade infantil e materna. Ele participou do Fórum da Rede Cegonha da 7ª, 9ª e 10ª Regiões de Saúde, na última terça-feira, 13 de agosto, em Russas, que contou com a participação de dez prefeitos e dos 20 secretários de saúde dos municípios que integram a rede.

Da Sesa participaram ainda a coordenadora de Políticas e Atenção, Vera Coelho, o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde, Manoel Fonsêca, o coordenador das Regionais de Saúde, Policarpo Barbosa, e o presidente do Comitê Estadual de Redução da Mortalidade Materna, Mariano Freitas, e os coordenadores das três regiões de saúde que integram a rede, Israel Peixoto, de Russas, Helmo Noqueira, de Limoeiro do Norte, e Ângela Cardoso, de Aracati. Durante a instalação do fórum foram apresentados os integrantes do Comitê Regional de Controle da Mortalidade Materna e Infantil e os indicadores de óbitos e nascimentos das regiões de saúde que compõem a rede.

A Sesa promove a instalação dos Fóruns Regionais da Rede Cegonha com a finalidade de fortalecer a Rede perinatal e ofertar assistência humanizada e qualificada às mulheres e crianças, favorecer o acesso às informações, diretrizes e aprofundamento das práticas de atenção que defendam e protejam a vida. Já foram instalados Fóruns Regionais no Crato e em Quixadá, das Regiões de Saúde de Canindé e Tauá, Juazeiro do Norte, Fortaleza e Cascavel e, por último, Itapipoca.

De caráter permanente, o Fórum Regional da Rede Cegonha reúne gestores municipais, profissionais e técnicos da saúde, representação de mulheres e da sociedade civil organizada, com a responsabilidade da gestão das políticas de atenção à saúde da gestante e dos recém-nascidos e da criança até dois anos. A Rede Cegonha é um programa lançado pelo Ministério da Saúde que tem o objetivo de atender todas as brasileiras pelo Sistema Único de Saúde (SUS), desde a confirmação da gestação até os dois primeiros anos de vida da criança. É uma Rede de cuidados que assegura às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo, à atenção humanizada à gravidez, parto e puerpério e, às crianças, o direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudáveis.

No Ceará, a Rede Cegonha tem os serviços integrados em 17 Redes de 23 regiões de saúde. O Plano de Ação da Rede Cegonha para as Regiões de Saúde do Ceará, aprovado em junho de 2011 pelo Ministério da Saúde, prevê 27 Centros de Parto Normal, 22 casas da gestante, bebê e puérpera, criação de 263 leitos de gestação de alto risco, 70 leitos de UTI adulto tipo II, 176 leitos de UTI neonatal tipo II, 321 leitos de UCI neonatal e 135 leitos de UCI Canguru. Também inclui a qualificação de 203 leitos de gestação de alto risco; 96 leitos de UTI adulto tipo II; 117 leitos de UTI neonatal tipo II e 156 leitos de UCI neonatal. Os serviços deverão funcionar plenamente até o fim de 2014.

Fonte: Sesa