Governo central envia ajuda ao Tibete após terremoto

O Ministério dos Assuntos Civis da China enviou na terça-feira (13) uma carga de suprimentos de ajuda à Região Autônoma do Tibete, sudoeste do país, que foi atingida na segunda-feira por um terremoto de 6,1 graus de magnitude.

A provisão inclui 3 mil tendas, 20 mil lençóis de algodão, 20 mil casacos de algodão, 3 mil camas dobráveis e 3 mil sacos de dormir, informou o ministério.

Além disso, os governos regional e sub-regional enviaram 1,2 mil tendas, 20 toneladas de comida, 20 mil cobertores de algodão, água, leite e grãos às pessoas na zona do tremor, disse Yang Guoyi, vice-diretor do departamento regional de assuntos civis.

Uma investigação inicial mostrou que 570 mil residentes de 11 distritos foram afetados pelo sismo, que ocorreu na divisa entre os distritos de Zogang e Markam, na sub-região de Qamdo, às 5h23 de segunda-feira.

O tremor danificou casas, estradas, pontes e algumas instalações de conservação da água, além de deixar 87 feridos.

Subsídios foram oferecidos às vítimas do terremoto que tiveram de ser reassentadas depois do desastre. Cada residente receberá um subsídio diário de 10 iuanes (cerca de US$ 1,6) durante o próximo ano.

Cerca de 17 mil iuanes foram oferecidos por cada família cuja casa foi destruída ou severamente prejudicada no sismo. As famílias cujas casas não estão tão danificadas receberão 3 mil iuanes cada, disse o departamento regional de assuntos civis.

Fonte: Rádio Internacional da China