Tibete recebe número recorde de turistas durante festival

Lhasa, capital da Região Autônoma do Tibete, recebeu um número recorde de 1,38 milhão de turistas domésticos e internacionais durante o Festival de Shoton, informou o governo municipal nesta terça-feira (13).

Durante o evento também conhecido como festival de banquete do iogurte, que durou uma semana e terminou na segunda-feira, a cidade registou 286 milhões de iuanes (US$ 46,7 milhões) em receitas de turismo, disse Chamdoi, vice-prefeito da cidade.

Tanto a indústria de hospitalidade quanto a receita total de turismo registraram um crescimento anual de mais de 15%.

Os visitantes entraram na cidade do planalto para gozar e apreciar o grande evento, considerado um dos festivais mais importantes no calendário tibetano.

As celebrações começaram com cerimônias tradicionais de "Exposição do Buda" no Mosteiro Drepung, de 600 anos de antiguidade, onde os budistas devotos rezaram para uma pintura de 1.480 metros quadrados com a imagem do Buda.

Outras celebrações incluíram uma exibição de "thangkas", pergaminhos tibetanos com uma história de mais de 1.300 anos.

Espetáculos de ópera tibetana em Norbulingka, o palácio de verão para os dalai lamas, também foram apresentados, atraindo mais de 80 mil pessoas todos os dias.

A festa era originalmente uma ocasião religiosa, quando residentes locais ofereciam iogurte aos monges que haviam terminado sua meditação em isolamento. Por volta do século 17 tornou-se uma exibição de rituais budistas.

Em 2006, o Festival de Shoton foi incluído na primeira lista dos Patrimônios Culturais Intangíveis da China.

Fonte: Rádio Internacional da China