Semsa discute parcerias para construção de cozinhas comunitárias

 

Prefeitura de São Luís
São Luís vai pleitear a construção de Cozinhas Escolas Comunitárias em diversas localidades da capital. O assunto foi discutido durante reunião entre a secretária municipal de Segurança Alimentar (Semsa), Fatima Ribeiro, e o secretário adjunto de estado de Desenvolvimento Social (Sedes), Kleber Gomes.

No próximo dia 6 de setembro, o Maranhão irá se habilitar para este convênio, junto ao Governo Federal, durante evento em Brasília. Os municípios que pleiteiam o recurso precisam ter aderido ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e ao Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). São Luís atende aos critérios exigidos para a habilitação.

“Esperamos que estes convênios sejam liberados o mais breve possível para que possamos tirar do papel as cozinhas, que são instrumentos fundamental no combate à fome em nossa cidade e na capacitação”, destacou Fatima Ribeiro.

O valor mínimo dos convênios é de R$ 250 mil por município, cujos recursos serão destinados à compra de equipamentos para as centrais de recebimento de produtos.

O encontro também serviu para discutir a habilitação do município para convênio com O Governo Federal. Este convênio é voltado à modernização das centrais de recebimento dos produtos da agricultura familiar.

São Luís já possui a Cozinha Escola Comunitária da Vila Cascavel, que passará por reforma e será entregue ainda este ano à comunidade. O espaço tem capacidade para servir 200 refeições diárias e atender cerca de três mil pessoas por mês com os serviços e cursos que vai oferecer. A Semsa desenvolve projeto de construção de uma cozinha escola com eixo educativo na área Itaqui-Bacanga.

Fonte: Prefeitura de São Luís.