"Ciclo de Conversas: Culturas Possíveis” discute Circo

Projeto visa alinhar demandas das linguagens artísticas

Quais as demandas e quais as perspectivas para as diversas linguagens artísticas? Pensando em promover um diálogo entre quem produz, consome e gere a cultura na cidade, a Secretaria de Cultura de Fortaleza, por meio da Coordenação de Criação e Fomento, realiza, desde julho, o projeto Ciclo de Conversas: Culturas Possíveis. O bate-papo prossegue por todo mês de agosto às terças e sextas-feiras, das 14h às 16h, no Teatro Antonieta Noronha, com entrada gratuita.

Dando continuidade a mais uma edição, nesta terça-feira (13) o Ciclo de Conversas lança olhares sobre o Circo. Quais as ações previstas para esta linguagem no âmbito municipal, quais os anseios de artistas e público para o fomento e difusão em Fortaleza?

Além do circo, o Ciclo de Conversas promoverá, ainda, encontros sobre cultura digital (devido ao feriado do dia 15/8, o bate-papo desta linguagem foi transferido do dia 16/8 para o dia 29/8), moda, design, humor e gastronomia (ver calendário ao final do texto). Teatro, audiovisual, literatura, música, artes visuais, dança e fotografia foram contemplados nos primeiros encontros. Todos os relatórios sobre o Ciclo de Conversas: Culturais Possíveis estarão disponíveis no portal da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

“O Ciclo é uma importante iniciativa no sentido de aproximar a Secretaria de Cultura de Fortaleza dos segmentos artísticos da cidade, estabelecendo, assim, um canal constante de diálogo entre o poder público e as demandas da sociedade civil”, acredita o coordenador de Criação e Fomento da Secultfor, Lenildo Gomes.

“Ciclo de Conversas: Culturas Populares Tradicionais” debate manifestações artísticas

As demandas referentes às culturas populares tradicionais também estão em debate durante os meses de agosto e setembro. A série de bate-papos, que teve início no dia 8 de agosto, tem como objetivo conhecer quais são os atores e atrizes sociais que promovem a cultura em nossa cidade, bem como incentivar o fortalecimento da cultura popular em Fortaleza.

Os encontros do Ciclo de Conversas: Culturas Populares Tradicionais ocorrem no Teatro Antonieta Noronha, de 14h às 16h. Os temas que nortearão as discussões são baseados no Programa Nacional do Patrimônio Imaterial, cujo Registro é subdividido em quatro temáticas: Saberes, Celebrações, Formas de Expressão e Lugares.

Além da Cultura Popular, tema que abriu os encontros, também já foi debatido sobre Música e Literatura Popular. Os próximos bate-papos discutirão sobre: Folguedos e Danças, Artesanato e Culinária Regional, Religiosidade, Ciclo Carnavalesco, Festejos Juninos, Festejos Natalinos, e Instituições, Empresas, Associações, Equipamentos e Projetos Culturais.

Serviço

Ciclo de Conversas: Culturas Possíveis

Onde: Teatro Antonieta Noronha (Rua Pereira Filgueiras, 4 – Centro)
Quando: Terças e sextas-feiras de julho e agosto, das 14h às 16h

Terça-feira – 13/08: Circo

Terça-feira – 20/08: Moda

Sexta-feira – 23/08: Design

Terça-feira – 27/08: Humor

Quinta-feira – 29/08: Cultura Digital

Sexta-feira – 30/08: Gastronomia

Ciclo de Conversas: Culturas Populares Tradicionais

Quando: Em agosto e setembro, das 14h às 16h
Onde: Teatro Antonieta Noronha (Rua Pereira Filgueiras, 4, Centro)

Quarta-feira – 14/08: Folguedos e Danças

Segunda-feira – 19/08: Artesanato e Culinária Regional

Segunda-feira – 26/08: Religiosidade

Quarta-feira – 28/08: Ciclo Carnavalesco

Segunda-feira – 02/09: Festejos Juninos

Terça-feira – 03/09: Festejos Natalinos

Quarta-feira – 04/09: Instituições, Empresas, Associações, Equipamentos e Projetos Culturais

Fonte: Prefeitura de Fortaleza