Prefeitura do Rio tomba Museu do Índio e escola Friedenreich

O antigo prédio do Museu do Índio e a escola municipal Friedenreich, cujos prédios estão na área no entorno do Estádio do Maracanã, foram tombados pela prefeitura do Rio de Janeiro.

Decreto publicado nesta segunda-feira (12) pelo prefeito Eduardo Paes determina a preservação dessas construções, que foram alvo de polêmica nos últimos meses, diante dos planos do governo do Rio em destruir as edificações para dar espaço a estacionamentos e lojas na área do Complexo do Maracanã, além da transformação do antigo museu indígena em um espaço de preservação da memória do esporte olímpico brasileiro.

Com isso, qualquer intervenção nessas construções terão que ser submetidas ao Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural do Rio. O ato de Paes ocorre logo após o governador Sérgio Cabral voltar atrás e decidir não demolir as instalações anexas ao Estádio do Maracanã. Ao longo dos últimos meses, apesar da pressão popular para a manutenção do antigo museu e da escola, Cabral vinha se mantendo irredutível. Entretanto, mudou de opinião, decidindo manter também o Parque Aquático Júlio Delamare e o Estádio de Atletismo Célio de Barros.

A questão do antigo Museu do Índio mobilizou dezenas de manifestantes, que acamparam junto a indígenas na chamada “Aldeia Maracanã”. Em março deste ano, mediante autorização judicial para retomada do terreno, a Tropa de Choque da PM expulsou quem permanecia por lá. Houve confronto, com disparos de balas de borracha, bombas de efeito moral e sprays de pimenta lançadas contra quem protestava do lado de fora contra a retirada do grupo que permanecia no interior do prédio.

Na época, Cabral anunciara que não iria mais demolir o prédio, e sim, transformá-lo no Museu Olímpico Brasileiro. Com a mudança nos planos, o consórcio que administra o Maracanã tem até a semana que vem para dizer ao governo se pretende seguir à frente do estádio, já que a licitação do empreendimento previa que todas essas construções dariam lugar a estacionamentos e lojas comerciais.

Fonte: Portal Terra