Caravana Universitária debate aprovação do Estatuto da Juventude

O Dia Internacional da Juventude, celebrado nesta segunda-feira (12/08), marcou o início da 2ª Edição da Caravana Universitária do Trabalho Decente, projeto da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). A iniciativa visa estimular e consolidar a participação das instituições de ensino superior da Bahia nas discussões sobre a Agenda Bahia do Trabalho Decente. A 1ª edição da “Caravana Universitária” aconteceu em dezembro de 2010.

Realizado no auditório do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no bairro de Ondina, em Salvador, o encontro debateu o Estatuto da Juventude, recém-sancionado pela presidenta Dilma Roussef, e a realidade do trabalho.

O vice-presidente do Conselho Estadual da Juventude (Cejuve), Juremar Oliveira, mediou os trabalhos, que contou com as participações da deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA), Olívia Santana, chefe de gabinete da Setre; Iara Farias, representante da Secretaria Estadual de Relações Institucionais (Serinter); Frederico Fernandes, coordenador do Observatório do Trabalho da Bahia; e Marianna Dias, vice-presidente da União dos Estudantes da Bahia (UEB).

A coordenadora da Agenda Bahia do Trabalho Decente, Patrícia Lima, lembrou que a Caravana Universitária visa promover discussões sobre temas relacionados com a Agenda Bahia do Trabalho Decente; levar os princípios e as ações já realizadas; sensibilizar os estudantes sobre o tema; estimulá-los na escrita de artigos, estudos e pesquisas; e promover o envolvimento de alunos e professores nas câmaras temáticas dos 09 eixos prioritários.

Para Olívia Santana, o grande desafio da juventude brasileira ainda é o primeiro emprego. “Precisamos de políticas públicas de geração de emprego e renda”, ressaltou, para em seguida acrescentar: “o Brasil tem uma divida histórica com a educação e este ciclo negativo precisa ser rompido para acabar o descompasso existente no país entre o crescimento material e humano e os esforços das políticas publicas estão sendo realizados neste sentido”.

Inserção

Frederico Fernandes fez uma apresentação de como se deu a inserção produtiva da juventude entre os anos 2001 e 2010, mostrando números que despertaram debates. Iara Farias (Serinter), reconheceu que a “Lei do Aprendiz não está sendo permanentemente cumprida pelas empresas”. Já a deputada Alice Portugal acredita que “o Estatuto da Juventude coloca o Brasil no mesmo plano dos países mais avançados do mundo”.

A representante dos estudantes, Marianna Dias, comemorou a iniciativa da Setre em ir às universidades com a Caravana e disse ser “um avanço muito importante o debate atual das questões juvenis”. Este ano, a “Caravana Universitária” deverá envolver universidades públicas e privadas, dentre elas, UNEB, UcSal, Estácio-FIB, FTC, Mauricio de Nassau e Unijorge.

Fonte: Setre