Encontro do PCdoB-BA debate iniciativas voltadas para juventude

Jovens de toda a Bahia estiveram reunidos na manhã deste sábado (10.08), durante o Encontro Estadual de Juventude do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). A iniciativa proporcionou um debate para atualizar os jovens das ações realizadas na Bahia, discutiu a questão da juventude dentro do 13º Congresso Nacional do Partido e refletiu sobre as manifestações que aconteceram em todo o Brasil.

Durante a abertura do encontro, o presidente do Comitê Estadual do PCdoB-BA, deputado Daniel Almeida, aproveitou para falar sobre as teses do Congresso do partido. “Nossas teses já estão nas ruas, vamos discuti-las. Faremos um balanço sobre os 10 anos de um projeto democrático e popular do qual fazemos parte. A juventude sempre esteve presente nas conquistas e avanços do partido.”

Daniel ainda lembrou que o PCdoB é o partido dos jovens e das mulheres. Além disso, o parlamentar comemorou com os presentes a conquista do Estatuto da Juventude. Já a deputada federal Alice Portugal incentivou os jovens presentes a se organizarem cada vez mais e ir em busca de novos companheiros e trazê-los para a luta.

Após a saudação inicial, que contou ainda com as presenças dos deputados estaduais Kelly Magalhães e Álvaro Gomes, e dos secretários Municipal da Juventude, Jorge Carneiro, e o Estadual, Marcelo Gavião, foi instalada a mesa de discussão Partido e Juventude. Presente no encontro, o secretário Nacional de Juventude do PCdoB, Júlio Veloso, explanou sobre as iniciativas do partido na área de juventude.

Sobre as manifestações que aconteceram no mês passado pelo país, Júlio disse que os comunistas tiveram uma participação bonita e importante. Além disso, o secretário falou sobre o suporte que o partido oferece aos jovens na área de formação e organização. Ele citou ainda o último congresso da UJS (União da Juventude Socialista), que trouxe o tema Rede nas Ruas.

“Nós já vínhamos mobilizando a juventude. Com as manifestações, uma nova vanguarda despertou para a luta. Tem uma turma ai que quer nos ouvir, que está ansiosa por nos encontrar”, declarou Júlio, que informou ainda que a UJS vai passar por uma grande reformulação das suas ferramentas na internet para captar esse pessoal.

Para Marcelo Gavião, este momento encerra um ciclo de ações da juventude e inicia outro, onde será preciso formar e capacitar cada vez mais os jovens comunistas em todo o Estado. O encontro contou ainda com a presença da vereadora de Salvador, Aladilce Souza (PCdoB), representantes da UNE, UEB, ABES, entre outros.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro