Dirceu: O silêncio do MPF sobre as denúncias envolvendo o PSDB

Com as denúncias ampliadas a cada dia em relação ao metrô, à CPTM e a contratos do governo na gestão tucana em São Paulo, a abertura de CPI na Assembleia de São Paulo e/ou no Congresso Nacional ganha ainda mais necessidade.

Por José Dirceu*, em seu blog

Em meio às revelações e ao debate em torno do caso, chama a atenção o silêncio do Ministério Público Federal.

A Polícia Federal indiciou no ano passado pelo menos dez pessoas por entender que elas estavam envolvidas com um esquema de propina da Alstom para conseguir contratos públicos em São Paulo na segunda metade da década de 90.

A investigação teve como base apurações feitas na Suíça. A conclusão é de que a Alstom montou uma tabela oficial de propina. Entre os indiciados, está o vereador Andrea Matarazzo (PSDB).

Um dos pagamentos de propina teria ocorrido para conseguir um contrato com em 1998 com a então estatal de energia paulista, a EPTE.

E o MPF?

A Polícia Federal enviou em agosto do ano passado o inquérito para o Ministério Público Federal. Ou seja, há um ano. Mas o caso está parado no MPF.

Por que essa leniência ao não tomar providências, apesar de a denúncia ter sido entregue pela PF?

Tanto é que no Jornal Nacional de ontem, o advogado da EPTE, Pedro Iokoi, apareceu dizendo que o crime está prescrito. E depois, apenas em nota e sem aparecer, o Ministério Público Federal disse que o crime de lavagem de dinheiro não prescreveu. Não deixem de ver a reportagem.

Siemens

Esse inquérito da PF, sobre o qual o MPF nada fez, é sobre a Alstom. Ainda há as denúncias envolvendo a Siemens, que relatou a existência de cartel e superfaturamento no metrô e na CPTM no governo do PSDB em São Paulo.

A coleta de assinaturas para as CPIs já começou. Na Assembleia Legislativa, o governo Alckmin vem barrando toda e qualquer investigação incômoda ao tucanato.

O líder do PT na Assembleia, deputado Luiz Claudio Marcolino, afirmou que a citação do ex-governador José Serra (PSDB) mostra a urgência da instalação de uma CPI. Serra foi citado em um e-mail de um executivo da Siemens como tendo sugerido a formação de acordo entre empresas que disputavam obras na CPTM. "Com o envolvimento no nome do Serra, a suspeita sai da esfera apenas de funcionários da administração pública e vai para a esfera política, o que deve ser alvo de uma investigação dos deputados", disse Marcolino.

* José Dirceu é blogueiro e membro do Diretório Nacional do PT

Título original: O silêncio do Ministério Público Federal em torno das denúncias envolvendo o PSDB