Dennis Dauttmam conquista a instalação de um IFRJ em Belford Roxo

 

A Secretária Municipal de Ciência e Tecnologia de Belford Roxo, Dilcéa Quintela, já havia anunciado a conquista durante a Conferência Municipal de Assistência Social realizada na última sexta-feira (02 de agosto) na Câmara de Vereadores, Dilcéa comentou a dificuldade em conseguir a área, pois dependia de uma boa localização e facilidade de acesso para a população, outro empecilho encontrado era o tamanho da área exigida em torno de 22.000m², ela completou que estava em busca da mesma desde o início do Governo e graças ao empenho do Prefeito Dennis Dauttmam e alguns ajustes no processo, foi definida a área conhecida como “Marco Zero” localizada na Avenida Joaquim da Costa Lima em frente ao 39º BPMERJ, local este onde futuramente estará funcionando a Prefeitura de Belford Roxo e alguns órgão municipais.

Especulava-se que seria construída vários empreendimentos no local: o Supermercados Guanabara, Shopping Center, Centro de Convenções e até mesmo o anuncio da construção da Prefeitura Municipal pelo governo anterior, mais a iniciativa do Prefeito Dennis Dauttmam com certeza levou principalmente em consideração a população da cidade que ganhará uma excelente oportunidade de alcançar ” o tão sonhado” curso de ensino superior gratuito sem ter que deslocar para outras cidades do estado que já possuem um Campo, como Duque de Caxias, Nilópolis, Mesquita, Paracambi.

Conheça a História da Unidade.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ (http://www.ifrj.edu.br/)foi criado de acordo com a Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, mediante a transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis (CEFET Química de Nilópolis-RJ), seguida da integração do Colégio Agrícola Nilo Peçanha, até então vinculado à Universidade Federal Fluminense.

O IFRJ tem, na sua trajetória, atuado na formação de jovens e adultos trabalhadores comprometidos com o desenvolvimento sustentável, amparado nos princípios da ética e da cidadania. Nossa perspectiva de uma educação inclusiva tenta resgatar o direito ao conhecimento e à formação profissional de cidadãos, principalmente daqueles historicamente marginalizados, a quem sempre foi negado o direito de participação e intervenção consciente nos grandes temas que norteiam a vida de uma sociedade. Um processo histórico de espoliação e negação dos princípios básicos de cidadania. O direito ao conhecimento, que foi negado a amplas camadas de nosso povo, tem provocado distorções tão gritantes em nossa sociedade, que somente uma intervenção planejada e amparada nos princípios da politecnia poderá resgatá-lo, e assim dar início a um novo processo de formação de trabalhadores livres, críticos, conscientes e sujeitos das transformações de que nosso país necessita. Tendo o trabalho como agente educativo, a histórica relação de nossa Instituição com o mundo do trabalho, associada a um modelo democrático de gestão que vimos implementando, credencia-nos para novos desafios.

Esse novo modelo, no qual se baseia a construção dos Institutos Federais, resgata o compromisso de socialização do conhecimento científico e tecnológico, disponibilizando todo seu aparato cultural e tecnológico à sociedade. O IFRJ se constitui em polo de conhecimento, promovendo atividades culturais nas suas diversas expressões, como nas artes, nos esportes, nas ciências e nas novas tecnologias. Ele atua fortemente no apoio ao desenvolvimento regional, contribuindo assim com o próprio desenvolvimento nacional, com forte atenção às novas tendências do mundo produtivo e aos arranjos locais e nacionais, desenvolvendo pesquisa em novos processos e produtos, na formação de novos educadores, envolvendo sua comunidade interna e atraindo a comunidade externa para somar forças nessa grande tarefa de promover o desenvolvimento humano na sua plenitude.

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