PCdoB/SC reune militância e lança teses para o 13º Congresso

Na noite do dia 07 de agosto, no auditório da FECESC, em Florianópolis, militantes filiados e dirigentes participaram do ato de lançamento do Caderno de Teses que norteará o debate político do PCdoB na construção de seu 13º Congresso.

 
 
O Caderno de Teses é um conjunto de diretrizes resultantes de uma análise dos 10 anos dos governos Lula/Dilma; o fortalecimento e crescimento do partido diante desse cenário inédito, político, econômico e social do Brasil; e do que pensa o PCdoB sobre as possibilidades e perspectivas que esse novo momento disponibiliza para alcançarmos um Brasil cada vez mais justo, democrático e desenvolvido. A explanação sobre o Caderno de Teses no processo de construção do congresso ficou sob a responsabilidade do Secretário Nacional de Organização do PCdoB, Walter Sorrentino, qualificando ainda mais o debate neste ato. A Mesa de abertura foi formada por Odair Rogério, Presidente Estadual da CTB/SC, Clarissa Peixoto, Coordenadora Estadual da UBM/SC, Miriam Dorós, da Executiva Estadual do PT, Deputada Estadual Angela Albino, Walter Sorrentino, Vereador Ricardo Vieira e Thays Campos, Presidenta Estadual da UJS/SC.

 O PCdoB segue um formato específico para aprovar suas resoluções, teses e até mesmo para eleger sua direção, que passa pelas conferências nos municípios e estaduais, e pelo congresso nacional do partido, diferentemente de outros partidos. O Congresso Nacional do PCdoB está marcado para o mês de novembro, na capital paulista, e as etapas nos municípios precisam acontecer até o dia 06 de Outubro. No processo das conferências, será debatida a linha política contida no Caderno de Teses do partido, dando oportunidade pra que cada militante filiado, possa apresentar textos argumentativos com o intuito de defender a manutenção, a alteração ou até mesmo a supressão de algumas propostas. "Isso possibilita um debate amplo e profundo daquilo que acreditamos e lutamos coletivamente. Além de reforçar a democracia interna, fortalece nossa unidade partidária nas ações cotidianas das lutas sociais, econômicas e políticas no Brasil", declarou na abertura do ato a Deputada Estadual e Presidenta Estadual do PCdoB, Angela Albino.
 

 
O debate da noite se concentrou na organização partidária diante dos grandes desafios para o Brasil entrar numa nova etapa de desenvolvimento e os 10 anos de conquistas com governos populares à frente do país. “Essa é a hora de demarcação de espaço. O PCdoB tem lado. Atacar o governo Dilma é atacar a nós mesmos. A vida do povo melhorou consideravelmente da porta da casa para dentro, enquanto da porta pra fora é preciso melhorar a saúde, a educação e a segurança. As estruturas da sociedade brasileira são muito conservadoras e pra avançar é preciso reformar essas estruturas”, declarou Walter Sorrentino em sua exposição, se referindo à necessidade das reformas do judiciário, da mídia, da saúde, da educação, a tributária e a política.

Para Sorrentino, a política é a forma mais elevada da consciência social, e questionou: “a quem serve quando não se eleva a consciência social do povo? Para o PCdoB, a reforma da mída é estratégica para o aprofundamento da democracia, num Brasil em que a mídia atual tem mais deformado a opinião pública do que informado”. Quando das manifestações pelo país, a mídia golpista tentou diversas vezes pautar o movimento das ruas, reivindicando a participação do povo nos rumos políticos do Brasil. O povo foi às ruas e gritou por reforma política, reforma tributária, reforma da mídia brasileira e por mais democracia, o que a mídia golpista não esperava era que a presidenta Dilma desse uma resposta avançada para atender as vozes das ruas propondo um plebiscito da reforma política. Daí por diante a mídia golpista já mudou o discurso, dizendo que o plebiscito era algo muito complexo pro povo entender e opinar. Por isso a reforma da mídia é tão importante no processo de aprofundamento da democracia e para contribuir com outras reformas tão necessárias, como a tributária, política educação, saúde e do judiciário. “Precisamos repactuar em 2014 uma plataforma política avançada e progressista para avançarmos mais, com vistas a um novo estágio de desenvolvimento nacional, com uma nova onda de redistribuição de renda aos brasileiros” finalizou Walter Sorrentino.

A Conferência Estadual do PCdoB será nos dias 18 e 19 de Outubro na cidade de Florianópolis. Até a etapa estadual, filiados, militantes e dirigentes debaterão o Caderno de Teses nas etapas municipais e elegendo novas direções para os próximos dois anos.
 

*Vander Rodermel
Vermelho/SC