André Tokarski: Qual o papel da juventude na luta por mudanças?  

“Para alcançarmos mudanças mais profundas, precisamos de luta, unidade e organização e a juventude é central nesse processo”, declarou André Tokarski, presidente da União da Juventude Socialista (UJS), em entrevista à jornalista Deborah Moreira, ao falar sobre conjuntura política no Brasil e na América Latina e o papel da juventude nesse processo. Ele questionou: qual o papel da juventude na construção de um projeto nacional de desenvolvimento?

Da Rádio Vermelho, em São Paulo 

Segundo Tokarski, há cerca de 10 anos, a América Latina vive um processo importante de vitórias eleitorais e políticas das forças progressistas e anti-imperialistas. Ele destaca que o momento é de inaugurar um novo ciclo, que aprofunde essas conquistas e direcione a luta pelo socialismo.

"Os desafios estão postos e demandarão muita luta, unidade e organização. Os movimentos sociais precisam estar prontos para o desafio. É preciso salientar que há uma percepção clara que o Brasil vive um processo de conquistas, mas avaliamos que é preciso avançar ainda mais", explicou Tokarski à Rádio Vermelho.

O dirigente acrescentou que o Brasil concluiu um ciclo de consolidação de avanços e conquistas de direitos, mas agora precisar seguir em frente, e seguir em frente é avançar no que chamamos de reformas estruturais e democráticas (reforma política, agrária, urbana, educação, mídia, tributária). "Entendemos que o Brasil vive graves contradições. Existem forças democráticas no poder político, mas que não possuem o poder pleno para poder realizar as transformações necessárias para que o Brasil galgue um novo andar em seu ciclo de desenvolvimento", declarou Tokarski.

“A juventude cumpre um papel político muito importante no Brasil e em toda a América Latina. Basta olhar para as lutas travadas pelos jovens no Chile, em defesa da educação pública; na Colômbia, em defesa da paz e contra a intervenção militar estadunidense; na Venezuela, em defesa da Revolução Bolivariana. Precisamos fazer a análise correta da atual conjuntura para que nossas ações tenham a capacidade de incidir na conjuntura, enfrentar os nossos inimigos e fazer pressão pelas reformas estruturais que defendemos no manifesto da articulação”, defendeu o presidente da UJS.

Agenda de lutas

De acordo com informações da UJS, os jovens estão organizando calendários de lutas. No dia
28 de agosto, está previsto o Dia de luta das entidades estudantis que fazem parte da UNE, em defesa dos 10% do PIB para educação, que deve acontecer de forma centralizada em Brasília-DF.

No dia 30 de agosto também está previsto a realização de atos na frente das sedes da Rede Globo em todo o país, para fazer agitação do “Fora Globo” como forma de pautar a democratização dos meios de comunicação.

Além disso, a juventude está convocando ato para o 7 de setembro. Com o tema ‘Juventude que ousa lutar constrói projeto popular’, a bandeira central nesse dia de luta é o fim do genocídio da juventude negra, contra a violência policial e pela desmilitarização da PM.

Ouça a íntegra das declarações na Rádio Vermelho: