Seminário do fórum social debaterá democracia e movimentos no RJ

Previsto para o dia 12 de setembro, o seminário do fórum político social debaterá democratização da mídia, reforma política, desmilitarização da polícia e medidas estruturais para avançar nas mudanças no Estado do Rio e no país. O formato do evento privilegiará ouvir o plenário, que também será convidado a participar da elaboração de uma plataforma com propostas alternativas para superar os graves problemas do Estado

. - .

O seminário ainda deve convocar uma plenária dos partidos, entidades, coletivos e movimentos sociais. A ideia é somar forças para a efetivação de uma agenda de mobilizações e campanhas unitárias para os próximos meses.

Para operar a realização do seminário, bem como tarefas relativas à comunicação, foi criado um grupo de trabalho executivo (GTE) composto pela CUT (Central Única dos Trabalhadores), Consulta Popular e UJS (União da Juventude Socialista). O grupo pretende confirmar os convidados, local e horário do evento até 16 de agosto.

“As bandeiras da reforma política e da democratização da comunicação dialogam com o movimento das ruas e por isso a centralidade deste tema no encontro. Agora, as lutas políticas, sociais e econômicas que são a razão da existência das entidades e movimentos socais também terão espaço no seminário do fórum”, informou Daniel Iliescu, presidente estadual da UJS (União da Juventude Socialista) e membro do GTE do fórum.

Para Rodrigo Marcelino da Silva, da Consulta Popular e do GTE, “o seminário vai refletir sobre os dilemas e possibilidades no avanço das conquistas democráticas”. “Queremos um marco regulatório para a comunicação e um plebiscito sobre reforma política. Além disso, vamos discutir a desmilitarização da polícia, que tem se demonstrado extremamente violenta.”

Está foi a segunda reunião do fórum político social. A primeira foi realizada em 29 de julho. Ambas reuniões foram realizadas nas sedes estadual e municipal do PCdoB, respectivamente.

Já participam do fórum: PCdoB, PT, PSB, PDT, UJS, MST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra), Consulta Popular, CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), CUT, Famerj (Federação das Associações de Moradores do RJ), UEE-RJ (União Estadual dos Estudantes (União Estadual dos Estudantes ), Ames-RJ (Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas), Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e UNM (União Nacional por Moradia).

Saiba mais sobre a primeira reunião:
Partidos e movimentos lançam Fórum Político Social no Rio de Janeiro
RJ: partidos de esquerda e entidades se unem por mudanças estruturais

Por Carla Santos,
da cidade do Rio de Janeiro

(atualizada às 10h55 em 8/8/13)