Prefeitura realiza vistoria em feiras e mercados da capital

 

Feira Anjo da Guarda
As feiras e mercados da capital são o alvo da ação Feira Legal, que tem como objetivo avaliar as condições de higiene do local, de acondicionamento de alimentos e de trabalho dos feirantes. A ação vistoriou a feira do Anjo do Guarda, nesta terça-feira (6), às 6h30 da manhã, horário em que os feirantes estão iniciando suas atividades.

“A visita técnica é para orientar os feirantes e também melhorar as condições higiênico-sanitárias dos alimentos que chega ao consumidor”, destacou a nutricionista da Secretaria de Segurança Alimentar (Semsa), Adriana Pestana. A ação é promovida pela Semsa, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), a partir de solicitação do Ministério Público do Estado (MPE).

Durante a vistoria foi feita avaliação das condições do espaço, do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), higiene pessoal e uso de adornos. “As pessoas podem não saber, mas não é permitido o uso de acessórios como brincos e aneis neste tipo de atividade”, diz a nutricionista. Com a presença da equipe, os feirantes aproveitaram para tirar dúvidas, dar sugestões e fazer reclamações. “Vimos que há alguns problemas, mas os feirantes estão dispostos a receber apoio e orientação para melhorar”, ressaltou a nutricionista Michele Braid.

Trabalhando no local há mais de 20 anos, Maria Pereira, 52 anos, diz que a categoria precisa ter acesso a ações desta natureza. “Tem muito feirante que é descuidado com sua banca e com o trabalho. Se cada um fizer sua parte, o local vai estar sempre limpo e higiênico”, disse ela. A ação prossegue com vistoria em outras feiras e mercados da capital, a partir de cronograma estipulado pela secretaria.

MATADOUROS

Entre os dias 13 e 15 deste mês, a equipe de nutricionistas da Semsa vai visitar os matadouros JC, D Vital e Frigosousa, todos localizados na BR-135. Os funcionários receberão treinamento em Boas Práticas de Manipulação de Alimento (BPMA). A capacitação será acompanhada pelas nutricionistas Valéria Moraes, Michele Braid e Adriana Pestana. A ação é a continuidade do trabalho de vistoria promovido em junho.

Fonte: Prefeitura de São Luís