Sem categoria

Gutemberg Dias: Administrar e abrir o Partido

O PCdoB é um partido de envergadura nacional, nonagenário, detentor de uma historia de luta em defesa do povo brasileiro e, sobretudo, concatenado, ao longo dos tempos, com as mudanças políticas vivenciadas no Brasil e, também, no mundo.
Por Gutemberg Dias*

Durante muitos anos, desde a sua fundação em 1922, o Partido manteve uma linha de atuação que focava seu crescimento de forma “interna corporis”, ou seja, devido as grandes perseguições nas quais seus membros foram submetidos, a própria essência partidária se ateve a dificultar o acesso de qualquer interessado ao seio da agremiação. Nada mais justo do que resguardar a segurança de seus membros durante os anos de ditaduras e perseguições sofridas àquela época.

Nesse processo de fechamento, muitas discussões foram feitas, muitos camaradas seguiram outros caminhos, mas a linha partidária foi mantida até alguns anos, quando de forma correta e inequívoca o Partido fez um chamamento a todos os seus membros em ousar e, sobretudo, abrir o Partido a todos aqueles que quisessem seguir as diretrizes partidárias e defender o socialismo com a cara do Brasil.

Tivemos, e ainda temos embates de ideias no tocante à quebra dos grilhões da xenofobia partidária. Felizmente, hoje as atitudes da direção nacional e também, das teses dos últimos congressos, projetam um partido mais amplo e plural, desvencilhado do corporativismo exacerbado.

O crescimento do Partido acontece de forma paulatina, mas de uma envergadura moral e organizativa exemplar. A forma de se organizar está centrada num modelo de Partido onde se tem claramente duas frentes coabitando, ou seja, as frentes política e a administrativa. É notório que o crescimento do Partido não só acontece no campo da política e da institucionalidade. A organização administrativa talvez, seja o grande salto que essa agremiação deu após a redemocratização do Brasil.

É imprescindível que a abertura que o PCdoB promoveu nos últimos anos seja capaz de mesclar todas suas matizes político-ideológicas com o fator administrativo. Pois, cuidando de forma profissional do Partido e deixando de lado o espontaneismo, teremos um Partido forte e capaz de responder de forma rápida e concisa as mudanças sociais que acontecem, atualmente, de forma muito rápida, devido à grande força da comunicação virtual e da grande rede de computadores.

Temos que abolir definitivamente as práticas corporativistas e estreitas que Lênin convencionou chamar de doutrinarismo “de esquerda”, para colocarmos o Partido, em todas as suas instâncias, numa linha de crescimento reto e organizado a partir de seu ideário político e de sua forma moderna de auto se autoadministrar.

O Partido está acima de qualquer interesse particular. Ele tem vida própria e não pode ser confundido como uma entidade de apoio mútuo, ou seja, ele é um ente vivo que precisa de forças vitais (recursos financeiros, administrativos, logísticos etc.) para continuar atuando na sociedade de forma incisiva e levando seu ideário a maior quantidade de pessoas. Eis um ponto que todos precisam comungar ou arcar com as consequências do minimalismo.

O 13o Congresso se avizinha e as teses precisam ser amplamente debatidas e pontos como esses, expostos neste escrito, podem ser pinçados do documento oficial para ampliação do debate, buscando, dessa forma, nortear as discussões mais amplas do âmbito das instâncias do PCdoB.

Este texto é encerrado com uma passagem do livro ‘Esquerdimos: Doença Infantil do Comunismo’, para que todos possam refletir nesse processo de modernização partidária. “O que importa agora é que os comunistas de cada país levem em conta com plena consciência tanto as tarefas fundamentais, de principio, da luta contra o oportunismo e o doutrinarismo "de esquerda", como as particularidades concretas que esta luta adquire e deve adquirir inevitavelmente em cada país, de acordo com os aspectos originais de sua economia, sua política, sua cultura, sua composição nacional (Irlanda, etc.), suas colônias, diversidade de religiões, etc., etc.” Ser plural é o caminho da vitória comunista junto as massas.

Gutemberg Dias é presidente do Comitê Municipal do PCdoB em Mossoró/RN.