Alexandre Padilha divulga resultado de inscrições do Mais Médicos

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, divulga nesta terça (6), às 14h30, a lista de profissionais brasileiros que confirmaram participação no Programa Mais Médicos e dos municípios que serão contemplados no primeiro mês de seleção. Será apresentado também, no auditório do Ministério da Saúde, o calendário das próximas etapas do programa.

Os profissionais que se formaram no exterior e finalizaram o cadastro no programa Mais Médicos podem, a partir desta terça-feira (6), selecionar os municípios com vagas não ocupadas por brasileiros. A lista final com profissionais e municípios que participarão da primeira seleção do programa foi publicada nesta segunda (5) no site do Ministério da Saúde.

Nesta fase inicial, o programa vai levar 1.753 médicos para 626 municípios. De acordo com o Ministério da Saúde, 51,3% das vagas ocupadas estão em municípios de maior vulnerabilidade social e 48,6% nas periferias de capitais e regiões metropolitanas.

O programa prevê a ampliação de vagas de residência médica e a contratação de milhares de profissionais, inclusive estrangeiros, para melhorar o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) e a formação dos médicos brasileiros.

Emendas 

Em discurso nesta segunda-feira (5), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) informou que a medida provisória que institui o Programa Mais Médicos já recebeu mais de 500 emendas desde que foi publicada no início de julho.

Vanessa informou que já apresentou duas emendas à MP. A primeira estabelece que os médicos que se prontificarem a trabalhar na região amazônica receberão salário um pouco maior. A segunda emenda da senadora estabelece que os dois anos adicionais na formação médica contariam automaticamente como parte integrante da residência médica.

Fonte: Agência Brasil