Mandato Comunista propõe CPI das Águas em Santa Catarina

Angela Albino propõe CPI das Águas e pede ao TC que investigue contratos de terceirização de água e esgoto em Santa Catarina

A deputada estadual Angela Albino coleta assinaturas para instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Águas para investigar a concessão dos serviços de água e esgoto pelo poder público a empresas privadas em Santa Catarina. Angela também protocolou pedido formal ao Tribunal de Contas para que sejam auditados todos os contratos celebrados entre a empresa Raiz Soluções Inteligentes e municípios no estado. A indicação de Angela ao Tribunal de Contas será votada em plenário e para que a CPI seja instalada será necessário apoio de um terço dos deputados (14 assinaturas). Nesta quinta-feira (01), os deputados voltam do recesso para a primeira sessão plenária do segundo semestre.

Segundo a deputada, a auditoria do Tribunal de Contas servirá para apurar supostos ilícitos e malversação de recursos públicos nos contratos firmados pelas prefeituras municipais em Santa Catarina com a empresa Raiz Soluções Inteligentes, envolvida em escândalo de corrupção em Palhoça, que culminou com as prisões do secretário de Governo, Carlos Alberto Fernandes Júnior, o Caco; do pai dele, o engenheiro Carlos Alberto Fernandes, que dirigiu a companhia Águas de Palhoça entre 2007 e 2012; e do empresário Luiz Fernando de Oliveira, conhecido como Dentinho, da Raiz Soluções Inteligentes.

"Este episódio de corrupção mostra a ganância em torno de um serviço público essencial em Santa Catarina, o que torna imprescindível que nos debrucemos detalhadamente sobre os contratos firmados", disse a Angela Albino.

Já para a CPI, o objetivo da deputada é investigar todos os contratos celebrados para apurar possíveis ilicitudes na concessão dos serviços de água e esgoto a toda e qualquer empresa privada no estado catarinense. No próximo dia 21 de agosto, acontecerá uma audiência pública na Assembleia Legislativa, convocada por Angela Albino para debater a gestão e os desafios da Casan em Santa Catarina.

*Melissa Bergonsi
Assessoria de Imprensa do Mandato