BA: Juazeiro se destaca no tratamento da hanseníase

O município de Juazeiro, no norte da Bahia, avançou no combate à hanseníase, doença infecciosa que atinge a pele e os nervos de diversas partes do corpo, segundo dados da Vigilância Epidemiológica local. A taxa de cura saltou de 94,51%, em 2011, para 96,1%, em 2012.

O número chama a atenção por ser maior do que a taxa registrada em nível estadual, regional e até mesmo nacional. Em 2012, na Bahia, no Nordeste e no Brasil, os índices de cura registrados foram de 82,9%, 85% e 85,9%, respectivamente.

A prefeitura municipal, administrada por Isaac Carvalho (PCdoB), acredita que o avanço se dá devido as melhorias dos serviços prestados aos usuários. Segundo o secretário municipal de Saúde, Cássio Garcia, os bons resultados estão diretamente ligados à qualificação dos atendimentos.

“Estes resultados favoráveis são provenientes de uma melhor busca ativa de casos novos da doença, além da ampliação das atividades no setor de Vigilância em Saúde. Assim poderemos conquistar melhores resultados e diagnósticos precoces, acelerando o tratamento e aumentando as chances de cura”, afirmou.

As ações desempenhadas foram destacadas pelo coordenador do Programa de Hanseníase em Juazeiro, Carlos Dornels Freire, que foram realização da campanha de busca ativa de hanseníase em menores de 15 anos e atualização de mais de 250 profissionais de saúde (nível superior e médio) no manejo clínico e epidemiológico da doença e educação em saúde na escola.

De Salvador,
Erikson Walla
*Colaborou Ascom/ Prefeitura de Juazeiro