Professores destacam benefícios concedidos pela prefeitura

 

Encontro com professres
A Prefeitura de São Luís está trabalhando para valorizar o servidor e melhorar a educação da capital maranhense. Esse reconhecimento foi destacado durante reunião na manhã desta terça-feira (30), com representantes do sindicato de professores, o secretário de Educação, Allan Kardec Duailibe, e o prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Durante o encontro, os professores destacaram o pacote de benefícios conquistados na atual gestão.

“O que estamos fazendo hoje é reconhecer os direitos dos professores para aumentar a auto-estima e valorizar ainda mais o servidor de São Luís. Não podemos pensar numa gestão de qualidade sem pensar na educação. Nossa meta é melhorar as condições de trabalho, trazer escolas, creches, reajustar os salários, firmar parcerias, criar espaços para o diálogo e construir um novo conceito em educação”, declarou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

Mesmo em meio às dificuldades, a Prefeitura conseguiu conceder 9,5% de reajuste nos salários dos professores; além de assegurar o direito a 1/3 de hora atividade e garantia do pagamento de benefícios aguardados desde 2008. O reajuste foi resultado de diálogos realizados desde o início da gestão, através de mesa de negociação entre representantes do governo e líderes sindicais, reafirmando o compromisso da atual gestão em dialogar com os servidores. Com o pacote de benefícios e o reajuste salarial, três mil professores serão beneficiados diretamente.

Para o secretário de Educação, Allan Kardec, a convergência de interesses entre a Prefeitura e os professores demonstra a real intenção dessa gestão. “Queremos firmar parcerias. Os professores e outros servidores estão entendendo que nós estamos aqui pra trabalharmos juntos e não separados. Conseguimos, agora, inúmeras conquistas. Muitos professores irão receber reajuste de até 200%. Há mais de uma década isso não era visto. Eles sabem que estão acolhidos e que, daqui para frente, trabalharemos pra que outras conquistas cheguem”, afirmou.

Para a categoria, o reajuste foi recebido com muita alegria. A presidente do Sindeducação, Elizabeth Castelo Branco, destacou o empenho da prefeitura em dialogar e firmar parcerias com o sindicato e relembrou a luta de mais de oito anos para conseguir os reajustes.

“A alegria que nós estamos sentindo é imensa, é incalculável. Na verdade, nós achamos que teríamos dificuldade como tivemos em outras gestões, mas nos surpreendemos com uma gestão que gosta de conversar, olhar no olho e trabalhar. É disso que precisamos pra construir uma educação melhor e justa para todos”, enfatizou Elizabeth Castelo Branco.

O deputado federal Simplício Araújo (PPS) acompanhou a reunião e destacou o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de São Luís. “Hoje eu fiquei muito satisfeito em ver aqui essa concretização de um sonho que é uma relação e um investimento real feito na educação da cidade”, disse.

Fonte: Prefeitura de São Luís.